Brasil envia cartas a Biden antes de cúpula do clima, e Alemanha prevê lockdowns

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Às vésperas da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, que será realizada nos dias 22 e 23 de abril, o presidente Jair Bolsonaro firmou pela primeira vez um compromisso de diminuir o desmatamento no Brasil. Em carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Bolsonaro afirma que o país tem a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030. O presidente brasileiro também fala de ajuda financeira internacional, pedido que encontrou eco na entrevista concedida pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à CNN Brasil.

Além da carta de Bolsonaro, Biden também recebeu uma carta escrita por 22 governadores brasileiros. No documento ao qual a CNN teve acesso, os governadores se dizem conscientes da crise climática global e propõem uma parceria para promover ações de preservação ambiental.

Neste episódio do CNN Mundo,  Lourival Sant’Anna ouve o depoimento, diretamente de Washington, de Valentina Sader, do centro de estudos internacionais Atlantic Council, sobre as cartas brasileiras enviadas ao presidente americano Joe Biden — tanto a escrita por Bolsonaro, como a redigida por governadores. Lourival também fala com a jornalista Cristiane Ramalho, que detalha o projeto de lei da chanceler Angela Merkel prevendo restrições de circulação em alguns locais da Alemanha, em mais uma tentativa de conter a pandemia da Covid-19.

Ouça ainda sobre o constrangimento do embaixador do Brasil na União Europeia, Marcos Galvão, em audiência da Delegação para Relações com o Brasil do Parlamento Europeu. O embaixador foi questionado sobre a condução da pandemia no país e sobre questões relacionadas a violações de direitos humanos. No Reino Unido, as repercussões da morte do Príncipe Phillip e dos confrontos na Irlanda do Norte, que se estendem por mais uma semana.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

5 Fatos

Abertura de Mercado

Entre Vozes

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant'Anna, novos episódios toda sexta-feira
CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant’Anna, novos episódios toda sexta-feira
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN