Como a carreira de ator de Volodymyr Zelensky o preparou para o palco mundial

Antes de entrar na política, o presidente da Ucrânia foi comediante, ator e roteirista

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy 01/03/2022REUTERS/Umit Bektas

Lisa Respers Franceda CNN*

Ouvir notícia

Faz sentido que Hollywood tenha voltado os olhos para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Afinal, ele faz parte do mundo dos atores e produtores.

Antes de entrar na política, Zelensky foi comediante, ator e roteirista, tendo estrelado comédias românticas e vivido o papel de um professor de ensino médio que se torna presidente da série que satiriza a política ucraniana chamada  “Servo do Povo”, de 2016.

O seu magnetismo e a habilidade em oratória estão em destaque desde que a Ucrânia foi invadida pela Rússia. Sua coragem, paixão e determinação atraíram elogios de todo o mundo.

Durante a recente premiação do Screen Actors Guild, Zelensky recebeu o reconhecimento de dois atores ao aceitarem seus troféus.

“Temos um colega ator, Zelensky, que merece algum crédito esta noite por combater o combate”, disse Michael Keaton enquanto aceitava o prêmio por melhor ator em um filme de televisão ou série limitada por “Dopesick”.

Brian Cox, que recebeu o prêmio pelo conjunto do seu trabalho na série “Succession”, também elogiou Zelensky.

“O presidente da Ucrânia era um comediante. Foi um ator de comédia maravilhoso”, elogiou Cox. “E devemos respeitá-lo por isso. Chegar à presidência foi incrível”.

Zelensky foi eleito presidente em 2019 no que a BBC descreveu como “uma vitória esmagadora”.  Saiba mais sobre sua carreira abaixo.

Volodymyr Zelenskiy caminha nos bastidores da série cômica “Liga Smeha” (Liga dos Risos), em 2019.

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em entrevista à CNN. / CNN

Mais do que ator

Zelensky coescreveu o filme de 2009 “No Love in the City”, no qual ele estrelou como dentista conquistador, que, junto com seus amigos, faz uma viagem romântica pela cidade de Nova York.

O filme foi descrito como uma versão masculina (mas não tão boa) de “Sex and the City”.

O longa conquistou fãs e gerou sequências: “No Love in the City 2″ em 2010 e “Love in Vegas” em 2012.

Papéis políticos

Em “Servo do Povo”, Zelensky interpretou um personagem que se torna presidente da Ucrânia após seu vídeo sobre corrupção no país viralizar – mas seu papel não envolve as questões vividas agora.

Em outro papel, no filme “Rzhevsky versus Napoleão”, de 2012, o ator e futuro político vive ninguém menos que Napoleão Bonaparte durante a invasão da Rússia.

Raízes cômicas

Ainda adolescente, Zelensky começou a participar em competições de comédia e ajudou a fundar o que se tornaria a trupe de comédia Kvartal 95.

A jornalista Amy Spiri tuitou um vídeo de 2016 Zelensky fazendo um pouco de comédia em que ele e outros pareciam tocar o piano com as partes íntimas.

“Quem entre nós não tocou ‘Hava Nagila’ num piano com os seus genitais no palco e depois passou a liderar o seu país contra uma invasão estrangeira?”, escreveu.

Volodymyr Zelensky atua com seu grupo de comédia Kvartal 95 (Bloco 95) em Kiev em 2019.

A voz de uma personagem amada

O mundo descobriu recentemente que Zelensky dublou o personagem Paddington para a versão ucraniana do filme do urso de pelúcia de 2014 e sua sequência de 2017.

O ator Hugh Bonneville, de “Paddington”, ficou empolgado com a notícia.

Até hoje, não tinha ideia de quem fez a voz de Paddington na Ucrânia”, Bonneville tuitou. “Falando por mim mesmo, obrigado, Senhor Presidente Zelensky. #PaddingtonBear”.

“Dança dos Famosos”

O futuro presidente provou ser leve em 2006 quando competiu e ganhou a versão do seu país da “Dança dos Famosos”.

Clipes dele e sua parceira profissional de dança Olena Shoptenko no programa viralizaram nos últimos dias.

Ironicamente, o ex-campeão da versão americana do programa “Dancing With the Stars”, Maksim Chmerkovskiy, que é da Ucrânia, estava no país como parte de uma competição de dança quando a Rússia invadiu o país.

Chmerkovskiy documentou sua fuga do país e voltou para os EUA , onde agora vive.

O retorno do programa de Zelensky

O Channel 4 do Reino Unido teria comprado “Servo do Povo”, a série de comédia de Zelensky de 2016.

Ela será exibida com a série documental especial “Zelensky: The Man Who Took on Putin” (“Zelensky: O homem que enfrentou Putin”), de acordo com a imprensa britânica.

Mais Recentes da CNN