Joe Biden e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fazem ligação neste domingo

Telefonema acontece em meio a alertas dos Estados Unidos de que uma invasão russa da Ucrânia poderia acontecer ainda esta semana

Biden com Zelenksy em encontro na Casa Branca
Biden com Zelenksy em encontro na Casa Branca Reuters

Natasha BertrandJasmine Wrightda CNN

Ouvir notícia

O presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia, Joe Biden e Volodymyr Zelensky, falarão às 10h45, no horário da Costa Leste dos EUA, 12h45 em Brasília, deste domingo (13). A ligação acontece em meio a alertas dos Estados Unidos de que uma invasão russa da Ucrânia poderia acontecer ainda esta semana.

Biden e Zelensky conversaram pela última vez no mês passado e “não correu bem“, disse uma autoridade ucraniana à CNN internacional na época, em meio a divergências sobre os “níveis de risco” de um ataque russo.

A Casa Branca, no entanto, contestou essa alegação, alertando que fontes anônimas estavam “vazando mentiras”. Eles afirmaram que Biden alertou Zelensky que uma invasão iminente era uma “possibilidade nítida”.

Biden e Putin realizaram ligação neste sábado

Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Joe Biden e Vladimir Putin, realizaram uma ligação telefônica, neste sábado (12). As preocupações crescentes sobre uma possível invasão russa da Ucrânia dominam os governos ocidentais.

Biden alertou a Putin que os Estados Unidos e seus aliados responderão “decisivamente e imporão consequências rápidas e severas” à Rússia caso Putin decida invadir a Ucrânia. A chamada começou às 13h04, horário de Brasília, e terminou mais de uma hora depois, às 14h06, disse um funcionário da Casa Branca.

O assessor presidencial russo Yury Ushakov descreveu o telefonema realizado neste sábado (12) entre os presidentes como “equilibrado e profissional”, mas disse que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não conseguiram abordar as principais preocupações de segurança da Rússia.

(Com informações de Uliana Pavlova, Nathan Hodge, Maegan Vazquez, Kevin Liptak, Natasha Bertrand, Kylie Atwood e Kaitlan Collins, da CNN)

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN