Concurso elege as fotos de animais mais engraçadas de 2021; veja as finalistas
Da África do Sul ao Pantanal, esses animais foram capturados em poses inusitadas


Você já imaginou um peixe fazendo biquinho? E um leão rolando de dar risada? Essas são duas das fotos finalistas do Prêmio de Fotografia de Comédia da Vida Selvagem, em 2021.
O concurso, que existe desde 2015, quer ajudar a promover a conservação de espécies silvestres e os habitats delas de um jeito leve e divertido. Outras imagens escolhidas neste ano são estreladas por cangurus australianos, hipopótamos no Malaui, e até um pássaro e um peixe numa situação inusitada no Pantanal brasileiro.
“As pessoas amam ver essas criaturas lindas nessas situações bobas —isso nos lembra que não somos tão diferentes deles”, disse Tom Sullan, um dos cofundadores da competição.
Veja as imagens finalistas:
- 1 de 11"Humor de segunda-feira de manhã": estorninho-do-ventre-branco na Reserva Natural Rietvlei, na África do Sul
- 2 de 11"Águia-careca tem uma surpresa": Essa águia tomou um susto tão grande com esse cão-de-pradaria, que o deixou escapar no Colorado, EUA
- 3 de 11"ROFL": um leão rola de rir no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia
-
- 4 de 11"Vida na Quarentena": Família de guaxinins no Sudeste de Ontário, Canadá
- 5 de 11"Água-mãe yogi": uma água-mãe amarela se equilibra entre duas flores-de-lótus em Cingapura
- 6 de 11"Errou!": dois cangurus lutavam em Perth, Austrália, mas um deles errou o chute
-
- 7 de 11"Doces lábios para beijar": Peixe-cofre amarelo faz biquinho em Curaçau, no Caribe
- 8 de 11"Hipopótamo mau-humorado": bebê e mãe hipopótamo na Reserva Vwaza, no Malaui
- 9 de 11"Feliz": penguins surfando nas ondas das Ilhas Falkland
-
- 10 de 11"Houston, temos um problema!": Peixe fica incrédulo ao ser capturado por um martim-pescador verde no Pantanal brasileiro
- 11 de 11"Eba - É Sexta-feira!": uma cabra-de-leque salta de alegria no parque Kgalagadi, na África do Sul
“Muitas das espécies e habitats exibidos nessas imagens estão ameaçados”, disse Paul Joynson-Hicks, outro cofundador da premiação. “Com essa competição, queríamos capturar a atenção e energia das pessoas ao fazê-las rir. Para proteger esses animais, precisamos que as pessoas se apaixonem por eles. Acreditamos que essas fotos maravilhosas mostram um lado da vida selvagem que não vemos normalmente”.
“Essas fotos nos lembram da beleza e da comédia no nosso mundo, que precisa de proteção”, continuou ele em nota.
Fotógrafos profissionais e amadores podem entrar na competição até o dia 30 de junho. Um painel de especialistas escolherá os vencedores dentro de seis semanas.
Quem for selecionado pode ganhar um sáfari no Quênia, uma assinatura do Affinity Photo (software para edição de imagens), uma bolsa para câmera do ThinkThank e, claro, o grande prêmio de Fotógrafo do Ano de Comédia da Vida Selvagem.
Além dos artistas os orangotangos também serão premiados: 10% da renda arrecadada no concurso deste ano será revertida ao Save Wild Orangutans (Salve os Orangotangos Selvagens), que preserva a espécie dentro e nos arredores do Parque Nacional Gunung Palung, em Bornéu.