Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Entenda o que é a WaterTok, nova febre de água saborizada entre usuários do TikTok

    Desde o início de abril houve um aumento considerável no número de usuários da plataforma utilizando a hashtag #WaterTok e compartilhando receitas peculiares

    @keelylindler e @takingmylifebackat42 compartilham seu dia a dia preparando água saborizada
    @keelylindler e @takingmylifebackat42 compartilham seu dia a dia preparando água saborizada Reprodução: TikTok

    Andressa Persancolaboração para a CNN

    A água virou um dos assuntos mais populares no TikTok, desde o início de abril. A hashtag “WaterTok” já tem mais de 231 milhões de visualizações e inúmeros vídeos de criadores de conteúdo que aderiram à tendência de incrementar a água utilizando xaropes e pacotes de aromatizadores em pó, na tentativa de tornar o sabor mais atraente e se manterem hidratados.

    @takingmylifebackat42

    💚💚💚💚#WATERTOK

    ♬ original sound – Tonya💗

    A tendência parece ter começado com a criadora Tonya, também conhecida como @takingmylifebackat42, que cria as mais variadas e criativas águas saborizadas, como maçã com caramelo salgado e até água de melancia com algodão doce.

    @takingmylifebackat42

    I LOVE YALL🫶🏼🫶🏼 SALTED CARAMEL APPLE WATER #water #drinkwater #WATERTOK #flavoredwater #wateroftheday #healthyrecipes #weightloss #ootd #gastricsleeve #motivation #positivevibes

    ♬ Paradise – TELL YOUR STORY music by Ikson™

    A proposta de uma bebida à base de água, com baixa caloria e muito saborosa caiu no gosto das pessoas, principalmente nos Estados Unidos, e trouxe um novo tipo de conteúdo diário: a água do dia. Através da hashtag “Water of the day”, os usuários compartilham o sabor escolhido e incentivam seus seguidores a criarem suas próprias receitas, divulgando como estão se hidratando.

    @keelylindler

    Starting the week off with a new water flavor 💦 #teacher #teachersoftiktok #teachertok #teachertoker #teachervlogger #teachervlog #teachervlogs #tryingdrinks #tryingdrinksout #water #watertok #watertiktok #flavoredwater

    ♬ original sound – Keely Lindler

    No geral, o modo de preparo é simples: água com muito gelo, vários aromatizantes em pó, xaropes e um canudo para misturar. Além disso, a maioria dos vídeos compartilhados mostram o mesmo modelo de copo: o famoso Stanley de aço inoxidável de 1,3 litro.

    @beccers_gordonn

    Do you guys still consider this water? #watertok #water #skinnysyrups #oceanwater #watertok2023

    ♬ COLLIDE X HOLD YUH BY ALTÉGO – ALTÉGO

    @febsoares

    Eu estou viciada no watertok, todas felizes com sua aguinha do dia sem machucar ninguém #watertok #wateroftheday

    ♬ som original – Fernanda Forever

     

    O perigo da WaterTok

    Embora pareça apenas um método diferente para incentivar a ingestão de água, muitos especialistas se preocupam com o impacto que os aditivos podem causar na saúde.

    De acordo com a nutricionista Gabriela Chamello, o consumo de água com a quantidade excessiva de açúcar pode afetar os organismos de diversas formas, principalmente pelo fato da ingestão diária gerar picos de insulina, e também induzir a fome ao longo do dia.

    “Essa condição pode causar o que chamamos de resistência à insulina e trazer diversos problemas, tais como: aumento de gordura corporal, dificuldade para ganhar massa muscular, fadiga e problemas ainda mais graves a longo prazo, como pré diabetes e até mesmo diabetes, ovário policísticos”, comenta Gabriela.

    Apesar de estar sendo consumido como uma bebida de baixo teor calórico, a nutricionista informa que “a açúcares presentes nestes xaropes e aromatizantes pode até mesmo superar as necessidades diárias individuais”. Como sugestão, ela destaca que a água deve ser preparada com a utilização de elementos naturais: especiarias como canela, cardamomo, cravo; ervas diversas, como hortelã, capim limão, erva doce; rizomas como gengibre e frutas cítricas: laranja, limão, lima da pérsia.

    A longo prazo, Chemello alerta que a ingestão pode ocasionar em alguns malefícios à saúde, desde o surgimento de acnes e alergias, até mesmo “danos hepáticos em decorrência do excesso de frutose presente nestes xaropes e aromatizantes”, complementa.