Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Benefícios do gengibre: veja 7 dicas para a saúde e como consumir

    Aprenda sobre os benefícios do gengibre para a saúde, graça as suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas

    Para que o gengibre é indicado?
    Para que o gengibre é indicado? Imagem: Shutterstock

    Da CNN

    O gengibre é uma raiz comestível que tem sido amplamente utilizado em várias partes do mundo. Ele pertence à família do Zingiberaceae e é nativo do sudeste asiático.

    Seu sabor é picante, quente e, ao mesmo tempo, levemente doce. É um ingrediente versátil e que faz parte de uma boa variedade de pratos, como sopas, molhos, marinadas, pratos principais e até mesmo drinks.

    No entanto, nem todas as pessoas não conhecem os benefícios do gengibre para saúde do corpo.

    Entre seus efeitos, ele possui a capacidade analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, o que ajuda a combater o câncer e auxiliar na memória, por exemplo.

    A seguir, entenda quais são os benefícios do gengibre para a saúde.

    Qual o benefício do gengibre? Veja 7 vantagens de consumi-lo

    Os benefícios do gengibre são vários e a CNN reuniu os principais exemplos. Veja 7 deles.

    1. Combate ao câncer

    Existem algumas pesquisas preliminares que sugerem que as propriedades dogengibre podem ter uma atuação anticancerígena.

    Uma pesquisa da Yonsei University College of Medicine (Coreia do Sul) avaliou o papel do gingerol, um composto fenólico importante derivado do gengibre no combate ao câncer.

    A conclusão é que essa substância pode contornar a resistência das células mutantes que expressam à quimioterapia, induzindo a morte celular apoptótica e sendo efetiva contra o câncer de pâncreas.

    Esses compostos bioativos, assim como o shogaol, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso pode ajudar a combater o estresse oxidativo e a inflamação — o que cria a relação com o combate ao câncer.

    No entanto, é importante lembrar que ele não é um substituto para o tratamento médico convencional.

    2. Reduz indigestões

    Os benefícios do gengibre para saúde também estão associados ao alívio de distúrbios digestivos, incluindo indigestão, náuseas e vômitos. Alguns estudos científicos sugerem que ele pode realmente ajudar a reduzir a indigestão.

    Por exemplo, uma pesquisa divulgada no European Journal of Gastroenterology & Hepatology mostrou que o consumo de 1 g de gengibre em pó antes de uma refeição aceleraram em 50% o esvaziamento do estômago.

    A indigestão, também conhecida como dispepsia, é caracterizada por desconforto ou dor na parte superior do abdômen, sensação de saciedade após uma refeição, azia, flatulência e eructação.

    O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar a acalmar a inflamação no sistema digestivo e reduzir os sintomas de indigestão.

    3. Equilibra a pressão arterial

    As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também podem ser um dos benefícios do gengibre, ao ajudar a promover a saúde cardiovascular de maneira geral.

    O gengibre tem sido tradicionalmente usado em uma ampla variedade de doenças, incluindo hipertensão. Ele é indicado, inclusive, para ajudar a diminuir a necessidade de sal no preparo dos alimentos.

    Uma pesquisa científica do Journal of Cardiovascular Pharmacology para analisar os efeitos cardiovasculares sob condições experimentais controladas.

    A conclusão mostrou que há um efeito positivo na redução da pressão arterial, sendo mediado pelo bloqueio dos canais de cálcio dependentes de voltagem.

    4. Ajuda no emagrecimento

    gengibre é bom para o emagrecimento
    Gengibre é bom para o emagrecimento / Imagem: Shutterstock

    As propriedades do gengibre tem sido associadas a benefícios potenciais para auxiliar no processo de emagrecimento, mas é importante ressaltar que não há um efeito milagroso do gengibre na perda de peso.

    O emagrecimento saudável envolve uma combinação de dieta equilibrada, atividade física regular e mudanças no estilo de vida.

    Então, qual é a relação? O alimento ajuda com que o organismo queime mais calorias, reduza apetite e diminuia a absorção de gorduras.

    Estudos realizados pelo Columbia University (EUA) mostraram que a termogênese aprimorada e sensação de fome reduzida com o consumo de gengibre sugerem um papel potencial no controle de peso.

    No entanto, o próprio artigo reforça: estudos adicionais são necessários para confirmar esses achados.

    5. Evita diabetes

    Entre os benefícios do gengibre para saúde, está o papel na regulação dos níveis de açúcar no sangue e na melhoria da sensibilidade à insulina, o hormônio responsável pelo controle da glicose no organismo.

    E, mais uma vez, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes podem oferecer um efeito benéfico no metabolismo e na saúde geral.

    Para corroborar com isso, estudo foi publicado no Iranian Journal of Pharmaceutical Research demonstrou o potencial de reduzir a glicose no sangue.

    Os pacientes que consumiram 2 g de pó desse alimento por dia reduziram em 12% o nível de açúcar no sangue. E, ainda, oferece alívio do risco de algumas complicações crônicas do diabetes.

    Vale o reforço: o consumo dele como parte de uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável pode ser considerado como um complemento, mas não como uma solução isolada para a prevenção ou tratamento da diabetes.

    6. Reduz as cólicas menstruais

    O aspecto anti-inflamatório do gengibre também pode auxiliar na menor frequência de cólicas menstruais.

    O Journal of Alternative and Complementary Medicine comprovou isso em seu estudo. Eles avaliaram 150 mulheres que ingeriram 1 g de gengibre durante três dias do período menstrual.

    O alívio da dor percebido foi tanto quanto medicamentos. O efeito está associado à capacidade dele relaxar os músculos uterinos e reduzir a dor associada às cólicas menstruais.

    Além disso, ele tem um efeito vasodilatador, o que pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea na área pélvica e reduzir a intensidade das cólicas.

    É importante mencionar que, embora possa ser benéfico para algumas mulheres que sofrem de cólicas menstruais, cada pessoa pode ter diferentes respostas ao uso — ou seja, pode não funcionar.

    7. Auxilia na memória

    Acredita-se que essas propriedades do gengibre — anti-oxidantes e anti-inflamatórias — possam ajudar a proteger o cérebro contra danos oxidativos e inflamação, que podem estar associados ao declínio cognitivo.

    Uma pesquisa sobre mulheres de meia-idade que consumiram gengibre foi publicada no Hindawi Publishing Corporation. Foi descoberto que o uso de gengibre contribui positivamente para a memória dessas pessoas.

    Um dos resultados foi uma memória de trabalho aprimorada. Sendo assim, ele é considerado um potenciador cognitivo potencial para mulheres de meia-idade, por exemplo.

    Como consumir o gengibre?

    Como consumir o gengibre?
    Como consumir o gengibre? / Imagem: Shutterstock

    A forma de consumir gengibre depende muito da pessoa que vai consumir. Algumas formas de ingeri-lo são:

    • Fresco: o gengibre fresco tem um sabor mais intenso e picante. Pode ser utilizado em pratos culinários, como sopas, refogados, marinadas, saladas ou como ingrediente em sucos e smoothies. Para utilizá-lo, você pode descascá-lo e ralá-lo, fatiá-lo em pedaços finos ou picá-lo;
    • Chá: é uma forma popular de consumir a raiz. Para preparar o chá, você pode descascar e fatiar uma pequena porção de gengibre fresco, adicionar água fervente e deixar em infusão por alguns minutos. Ele pode ser consumido quente ou frio, e você pode adicionar limão, mel ou outros ingredientes para dar mais sabor;
    • Em pó: o gengibre em pó é uma opção conveniente e versátil. Pode ser usado como tempero em pratos salgados ou doces, adicionado a smoothies, chás ou receitas de bolos e biscoitos. Certifique-se de comprar em pó de boa qualidade, sem aditivos indesejados;
    • Cristalizado: é uma opção fresca cozida e adoçada com açúcar. É frequentemente consumido como um lanche doce ou usado como ingrediente em sobremesas;
    • Suplementos: está disponível na forma de suplementos em cápsulas ou comprimidos. Se você optar por suplementos, é importante seguir as instruções do fabricante e, se necessário, consultar um profissional de saúde para obter orientações adequadas.

    Acompanhe tudo sobre saúde na CNN!

    Confira também os principais benefícios do abacate.

    Tópicos

    Tópicos