COP26 discute papel das cidades para combater mudanças climáticas

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), representou o Brasil em painel

Denise Odorissida CNN

em Glasgow

Ouvir notícia

O tema do dia na COP26, em Glasgow, nesta quinta-feira (11) foi o papel das cidades e comunidades locais para conter as mudanças climáticas. O representante do Brasil na conferência foi o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

No evento, ele anunciou o mapeamento das emissões e da captura de carbono da cadeia produtiva das 200 maiores indústrias do estado. “Aqueles produtos que não tiverem um processo produtivo verde, responsável, com certeza serão questionados e até mesmo eliminados de alguns mercados”, disse Zema à CNN.

“Minas Gerais hoje já é o estado no Brasil que tem a maior área reflorestada, o estado que mais gera energia elétrica a partir de usinas fotovoltaicas, e tudo isso representa sequestro de carbono e também a atração de novos investimentos de países e indústrias que queiram compensar as suas emissões em outro lugar”, acrescentou.

O portfólio apresentado na conferência foi constituído em uma parceria entre o governo de Minas Gerais, a Federação de Agricultura e Pecuária e a Federação da Indústria do estado. O documento contém iniciativas, ações e projetos voltados para a economia de baixo carbono e medidas de enfrentamento e adaptação aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas.

Mais Recentes da CNN