Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP28: chefe da ONU diz que limar combustíveis fósseis é a única solução para o planeta

    Guterres incitou governos a incentivarem empresas a adotarem modelos de energia renovável

    António Guterres, secretário-geral da ONU
    António Guterres, secretário-geral da ONU 6/11/2023 REUTERS/Caitlin Ochs

    Reuters

    O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse aos líderes mundiais nesta sexta-feira (01) que a queima de combustíveis fósseis deve ser totalmente interrompida e que uma redução em seu uso não seria suficiente para deter o aquecimento global.

    “Não podemos salvar um planeta em chamas com uma mangueira de incêndio de combustíveis fósseis”, disse Guterres em discurso na COP28, em Dubai.

    “A meta de 1,5°C só será possível se pararmos de queimar todos os combustíveis fósseis. Não reduzirmos. Não diminuirmos.”

    Ele incitou as empresas de combustíveis fósseis a investirem numa transição para fontes de energia renováveis ​​e disse aos governos para ajudarem, forçando essa mudança, inclusive por meio da utilização de impostos extraordinários sobre os lucros da indústria.

    “Imploro aos governos a ajudarem a indústria a fazer a escolha certa; regulamentando, legislando, estabelecendo um preço justo para o carbono, acabando com os subsídios aos combustíveis fósseis e adotando um imposto extraordinário sobre os lucros”, disse ele.