Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Coreia do Norte faz teste de armas nucleares subaquáticas após exercícios militares sul-coreanos

    Atividade seria um protesto contra práticas conjuntas da Coreia do Sul, EUA e Japão, segundo a mídia estatal KCNA

    Da Reuters

    A Coreia do Norte conduziu um teste de seu sistema de armas nucleares subaquáticas em um protesto contra os exercícios militares conjuntos desta semana da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Japão, segundo informou a mídia estatal KCNA nesta sexta-feira (19).

    O teste do sistema “Haeil-5-23”, nome que a Coreia do Norte deu aos seus drones de ataque subaquático com capacidade nuclear, foi realizado pelo think tank do Ministério da Defesa nas águas da sua costa leste, disse o relatório, sem especificar uma data.

    Líder da Coreia no Norte Kim Jong-un sentado ao lado de armamento nuclear / KRT via Reuters

    A televisão estatal norte-coreana transmitiu testes anteriores de explosão atmosférica, que foram monitorizados pelas autoridades dos EUA e da Coreia do Sul, mas a arma subaquática reportada não foi verificada de forma independente.

    Apelidado de “Haeil”, que significa tsunami, o novo sistema de drones foi testado pela primeira vez em março de 2023, e a mídia estatal disse que sua intenção era fazer ataques furtivos em águas inimigas e destruir grupos de ataque naval e principais portos operacionais, criando uma grande onda radioativa, através de uma explosão subaquática.

    Suposto teste de armamento nuclear da Coreia do Norte / KRT via Reuters

    (Produzido por Daewoung Kim e Heejung Jung)