Coreia do Sul e Alemanha assinam pacto de informação para impulsionar cooperação em defesa

País tem tentado expandir indústria de defesa em meio à crescente demanda impulsionada pela guerra na Ucrânia e outras tensões globais

Andreas Rinke, Ju-min Park, da Reuters
Scholz da Alemanha realiza cúpula com o presidente sul-coreano Yoon em Seul  • O chanceler alemão Olaf Scholz aperta a mão do presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol após a coletiva de imprensa conjunta no Gabinete Presidencial em Seul, Coreia do Sul, em 21 de maio de 2023. Chung Sung-Jun/Pool via REUTERS
Compartilhar matéria

A Coreia do Sul e a Alemanha assinarão em breve um acordo destinado a proteger segredos militares para aumentar a cooperação mútua em defesa, disse o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, neste domingo (21) após se reunir com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Seul.

O acordo de informações militares ajudará a "operar suavemente a cadeia de suprimentos da indústria de defesa", em meio à instabilidade econômica e política global, disse Yoon.

A Coreia do Sul, que recentemente buscou um pacto de compartilhamento de informações semelhante com o Canadá, tem atuado de forma a expandir sua indústria de defesa em meio à crescente demanda impulsionada pela guerra na Ucrânia e outras tensões globais, mas, até agora, se recusou a fornecer armas a Kiev.

Yoon disse que o respeito pela liberdade como um valor universal é "muito vital" diante do autoritarismo que desafia a democracia, da instabilidade das cadeias de suprimentos globais e da guerra.

"A partir de agora, espero que a Coreia do Sul e a Alemanha expandam ainda mais a cooperação recíproca e voltada para o futuro e fortaleçam a solidariedade pela paz e prosperidade da Europa e da Ásia", disse Yoon na introdução da reunião com Scholz.