Daniela Lima: Retórica de Trump deixa EUA como mau exemplo de democracia

Promessa do presidente norte-americano de recorrer à Suprema Corte para interromper contagem de votos é algo visto em países que não são modelos democráticos

Da CNN

Ouvir notícia

No quadro Em Off desta quarta-feira (4), na CNN Rádio, Daniela Lima analisa o resultado parcial da eleição presidencial nos Estados Unidos e a promessa de Donald Trump de recorrer à Suprema Corte para interromper contagem de votos.

“Dizer que vai à Suprema Corte para interromper a contagem dos votos pelo correio (…) é o sinal do líder que está disposto, inclusive, a jogar o voto de seus compatriotas no lixo para não correr o risco de sofrer uma derrota”, afirmou Daniela.

“Com essa retórica, Trump está arrastando os Estados Unidos para a lista de países que deixam de ser um exemplo de democracia”, completou.

Assista e leia também:
Acompanhe a apuração da eleição nos EUA em tempo real
Trump diz que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos nos EUA
O que pode acontecer se o resultado da eleição dos EUA for contestado?

Ela disse ter conversado com especialistas que estudam a Suprema Corte norte-americana e todos disseram que se Trump prosseguir com a ideia colocará o Tribunal em uma posição delicada, algo visto em lugares que não podem ser considerados “modelos de democracia”.

“A aposta de quem estuda a Suprema Corte dos EUA é que esses ministros não vão manchar suas biografias intervindo em uma eleição em que não aconteceu alguma coisa atípica”, disse.

Em off
Quadro Em Off, com Daniela Lima, na CNN Rádio
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN