De "carona" com brasileiro, europeus chegam a Assunção para Mercosul-UE
Von der Leyen e António Costa chegaram à capital paraguaia em voo da FAB, acompanhados do chanceler Mauro Vieira
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, chegaram a Assunção, capital do Paraguai, para assinar o acordo Mercosul-UE na manhã deste sábado (17) — e no caminho contaram com uma “carona” brasileira.
As autoridades europeias estavam no Rio de Janeiro, onde encontraram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta (16). Nesta manhã, embarcaram em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) junto ao ministro de Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira.
Agora, Von der Leyen Costa e Vieira seguem num comboio para o Teatro José Asunción Flores, que fica na sede do Banco Central paraguaio, local onde o acordo negociado há mais de 26 anos será assinado. Eles serão recebidos pelo anfitrião, o presidente paraguaio, Santiago Peña.
O cronograma de atividades em Assunção no sábado prevê a chegada dos chefes de Estado às 11h30; início da cerimônia com falas das autoridades às 12h; a assinatura do acordo às 12h50; e uma foto oficial, que encerra as atividades às 13h.
Também devem estar presentes os presidentes sul-americanos Javier Milei, da Argentina, Yamandú Orsi, do Uruguai, e Rodrigo Paz, da Bolívia. Lula será a única ausência do Mercosul.


