Kamala e Pence se posicionaram para eleição de 2024 em debate, diz especialista

Carlos Gustavo Poggio, doutor em relações internacionais, diz que ambos se mostraram fortes candidatos para próxima disputa pela Casa Branca

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O debate entre os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris e Mike Pence, permitiu a discussão de temas de interesse nacional com “normalidade” e apontou possíveis cenários para a próxima disputa presidencial, em 2024. Esta é a avaliação de Carlos Gustavo Poggio, doutor em relações internacionais e especialista em política americana. 

“Desta vez foi possível analisar os temas que cada um defende”, afirmou, ao comparar com o primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden.

Ele disse ainda que o encontro entre os dois candidatos à vice-presidência pode ter sido uma prévia do que os partidos Democrata e Republicano podem apresentar daqui a quatro anos, na próxima eleição presidencial.

“Acho que esse não foi um debate tanto sobre 2020 e mais sobre 2024. Ambos os candidatos estão se posicionando, de alguma forma, para suceder o próximo presidente dos EUA”, afirmou. 

Assista e leia também:
Mosca pousa no cabelo de Mike Pence durante debate; veja
Pesquisa CNN: Kamala vence debate contra Pence com 59%
Trump diz que não participará de debate virtual com Biden
Eleições dos EUA: Assista à íntegra do debate de vices entre Kamala e Pence

“Tanto Kamala Harris quanto Mike Pence são candidatos muito fortes para a eleição [presidencial] em 2024 e isso ficou muito claro ontem [quarta-feira]”, completou.

Poggio afirmou que Pence entrou no debate com a função de “tentar estancar a sangria” na campanha de sua chapa com Donald Trump.

“Os números e as pesquisas que foram divulgadas após o debate e após a hospitalização foram muito ruins para Trump, que talvez viva seu pior momento na campanha”, disse.

Já Kamala, assim como Biden, “jogou” na defensiva já que eles estão na frente nas pesquisas eleitorais. “Ela não tinha que criar muito caso, foi bem contida.”

O especialista afirmou, porém, que o debate não teve grandes momentos e que, na sua opinião, houve um empate no desempenho dos dois candidatos.

“A questão sobre os debates são os momentos que ficam, o que a gente lembra do debate. Esse foi tão sem momento para lembrar que estamos falando de uma mosca que pousou na cabeça do Mike Pence”, afirmou.

“Não teve grandes acontecimentos que pudessem mexer com a corrida eleitoral. E isso, repito, é bom para o partido que está ganhando, que joga na defensiva.”

 

Mais Recentes da CNN