Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Dia dos Pais: veja 11 recordes de Guinness batidos por pais e filhos ao redor do mundo

    Pais e filhos ganharam as páginas do Guinness Book ao bater recordes juntos em diversas áreas, como beisebol, atletismo e televisão

    Primeira dupla de pai e filha a escalar o Everest: Dendi Sherpa e sua filha Ngim Chhamji Sherpa
    Primeira dupla de pai e filha a escalar o Everest: Dendi Sherpa e sua filha Ngim Chhamji Sherpa Guinness World Records

    Flávio Ismerimda CNN São Paulo

    O Dia dos Pais (que será em 13 de agosto) é aquela data do ano em que a gente aproveita para estreitar os laços e homenagear nossa figura paterna. Alguns dão presentes, outros fazem surpresas e tem até quem goste de superar limites e se aventurar com o pai.

    Pensando nisso, a CNN correu o mundo e, com a ajuda do Guinness World Records, reuniu uma lista com 11 recordes batidos e ostentados por pais ao redor do mundo. Veja:

    1 – Escalando montanhas

    Nosso primeiro recorde vem do Nepal. Dendi Sherpa e sua filha Ngim Chhamji Sherpa foram a primeira dupla de pai e filha a escalar o Monte Everest junta (foto em destaque).

    A marca foi atingido no dia 19 de maio de 2012, quando eles atingiram o cume do South Summit, um pico secundário da cordilheira.

    2 – Desafiando a idade

    Em agosto de 2007, o indiano Nanu Ram Jogi celebrou o nascimento daquela que ele acredita ser a sua vigésima primeira filha. Girija veio ao mundo quando seu pai tinha 90 anos de idade, o que tornou Nanu o pai mais velho de que se tem notícia.

    Seu primeiro filho nasceu em 1943 e ele tinha a esperança de fazer mais filhos até alcançar os 100 anos.

    A mãe de Girija era a quarta esposa do indiano, e havia sido casado com outro filho de Nanu que faleceu em 1997.

    3 – Dando a volta ao mundo

    Primeira dupla de pai e filha a dar a volta ao mundo em uma aeronave / Guinness World Records

    Os canadenses W.R. “Bob” Dengler e Stven Dengler foram a primeira dupla de pai e filho a conseguir dar a volta ao mundo com um avião.

    A marca foi atingida em 17 de agosto de 2017, na cidade Bolton, na província canadense de Ontário.

    4 – Chegando juntos ao Everest

    O primeiro time formado por um pai, um filho e uma filha a conseguir escalar o pico do Monte Everest também foi formado por nepaleses.

    Às 5h58 do dia 23 de maio, Tenzing Dorjee Sherpa, Sonam Tashi Sherpa e Pasang Kanchi Sherpa chegaram ao ponto mais alto do mundo.

    5 – Brilhando as telinhas

    O ator norte-americano Ron Cephas Jones ganhou um Emmy Award no mesmo dia em que sua filha, a atriz Jasmine Cephas Jones.

    Na noite de 19 de setembro de 2020, a dupla fez história e marcou a primeira vez em que um pai e uma filha venceram o prêmio na mesma temporada.

    Ron ganhou o prêmio de melhor ator convidado numa série de drama, que coroou sua atuação como William Hill em This Is Us. Já Jasmine levou para casa o prêmio de melhor atriz numa série curta de drama ou comédia, por #FreeRayshawn.

    6 – Cruzando mares

    Steve Roedde e Nigel Roedde foram a primeira dupla de pai e filho mais velha a cruzar um oceano inteiro remando. O primeiro tinha 56 anos e 326 dias e o segundo tinha 23 anos e 143 dias quando eles começaram a travessia em um time composto por mais 14 pessoas.

    As idades somadas da dupla equivaliam a 80 anos e 104 dias no dia em que eles partiram do Marrocos rumo a Barbados. A viagem que cruzou o Oceano Atlântico durou 47 dias e 18 horas.

    7 – Recorde inverso

    Por outro lado, a dupla de pai e filho mais jovem a cruzar um oceano inteiro remando foi formada por Norman Beech e James Beech. Norman, o pai, tinha 50 anos e 32 dias; James, o filho, tinha 18 anos e 321 dias. Juntos, os dois tinha uma média de idade de 34 anos e 177 dias.

    Eles partiram no dia 4 de janeiro de 2010 de ilha espanhola de La Gomera, cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram na ilha caribenha de Antigua em 27 de março do mesmo ano. A travessia durou 82 dias a bordo do barco Beech Boys Atlantic.

    8 – Correndo juntos

    2 horas, 14 minutos e 7 segundos foi o tempo que os britânicos Andrew Leach e Matt Leach demoraram para correr uma meia maratona em 19 de janeiro de 2020.

    A marca é o recorde mundial para a distância percorrida por uma dupla formada por pai e filho e foi atingida em Houston, no estado norte-americano do Texas.

    9 – Maratona em família

    Pai e filho que correram mais rápido uma maratona / Guinness World Records

    Os irlandeses Toomy e Eoin Hughes ostentam o recorde de pai e filho que correram uma maratona mais rápido no mundo.

    A dupla demorou 4 horas, 59 minutos e 22 segundos para percorrer a distância na Maratona de Frankfurt, na Alemanha, em 27 de outubro de 2019.

    10 – Recordes no beisebol

    E teve marca partida por pai e filho também no beisebol. Os norte-americanos Ken Griffey e Ken Jr. foram a primeira dupla de pai e filho a conseguir rebater um home run — isto é, quando o rebatedor consegue circular todas as bases do campo — na Major League Baseball (MLB), a liga norte-americana do esporte.

    Na época, os dois jogavam juntos pelo Seattle Mariners, em 14 de setembro de 1990.

    11 – Acumulando recordes

    Ken Griffey e Ken Jr. também foram a primeira dupla de pai e filho a jogar juntos no mesmo time da MLB ao mesmo tempo. Eles entraram em campo juntos pelo Seattle Mariners pela primeira vez em 31 de agosto de 1990, no estádio Kingdome, em Seatlle, contra o Kansas City Royals.

    O jogo terminou 5-2 para o time da dupla recordista.