Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dificilmente Israel e Egito aceitarão novas listas para sair de Gaza, dizem fontes do Itamaraty

    Segundo os diplomatas, cerca de 3 mil estrangeiros aguardam para sair de Gaza

    Brasileiros repatriados de Gaza
    Brasileiros repatriados de Gaza MRE/Reprodução

    Raquel Landimda CNN

    Diplomatas minimizam as chances de um novo grupo de brasileiros sair em breve da Faixa de Gaza. “É bom não gerar expectativas irrealistas”, disse uma fonte do Itamaraty a despeito das declarações otimistas das autoridades.

    Segundo os diplomatas, cerca de 3 mil estrangeiros aguardam para sair de Gaza e são pequenas as chances que Israel e Egito aceitem novas listas antes de atenderem os pedidos iniciais.

    Além disso, o impasse em torno dos militantes do Hamas escondidos nos hospitais, que por sua vez estão cercados pelas forças de Israel, dificultam a abertura da fronteira.

    Os diplomatas explicam ainda que as autoridades de ambos os países têm sido muito estritas em relação aos critérios adotados para os estrangeiros e seus parentes, exigindo, por exemplo, cidadania ou parentesco em primeiro grau.

    “Novas situações para a saída de Gaza serão avaliadas, mas não temos nenhuma expectativa de quando, nem como”, diz a fonte. Os diplomatas também ressaltam que atenderam todos que demonstram interesse assim que começou a guerra e a que a primeira lista foi elaborada dia 9 de outubro.