Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula confirma que recepcionará brasileiros repatriados da Faixa de Gaza

    Grupo aguardou 36 dias até que fosse autorizado a deixar o território no Oriente Médio; voo com os 32 resgatados deve chegar à Base Aérea de Brasília às 23h30, após escalas em Las Palmas (Espanha) e Recife

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá pessoalmente os repatriados de Gaza
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá pessoalmente os repatriados de Gaza 01/11/2023REUTERS/Adriano Machado

    Lucas Schroederda CNN

    em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que recepcionará, na noite desta segunda-feira (13), os brasileiros resgatados de Gaza. O voo com o grupo de 32 pessoas deve pousar na Base Aérea de Brasília às 23h30, após escalas em Las Palmas (Espanha) e Recife.

    Foram 36 dias até que os brasileiros fossem autorizados cruzar a passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e o Egito, na manhã de domingo (12).

    “A segunda-feira começa com muito trabalho. Reunião com ministros, cerimônia de sanção do Projeto de Lei que atualiza à Lei de Cotas e, à noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza. Bom dia e uma ótima semana para todos”, escreveu o presidente nas redes sociais.

    Entenda em 6 pontos como será o trajeto até o Brasil

    • Os 32 brasileiros cruzaram, no domingo (12), a passagem de Rafah, fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito;
    • O grupo foi embarcado em veículos fretados pela Embaixada do Brasil no Egito e seguiu para o Cairo;
    • Eles pernoitaram na capital do Egito, onde receberam apoio do governo federal;
    • Na manhã desta segunda-feira (13), embarcaram no avião VC-2, da Presidência da República;
    • O voo fará escalas técnicas em Las Palmas (Espanha) e Recife;
    • O desembarque na Base Aérea de Brasília está previsto para 23h30 de hoje.

    Rota primária de repatriação de brasileiros que estavam em Gaza

    Eventuais novos pedidos de brasileiros para deixar Gaza serão avaliados, diz Mauro Vieira à CNN

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse à CNN no domingo que novas manifestações de brasileiros interessados em deixar a Faixa de Gaza para fugir dos ataques de Israel devem passar por análise futura. Segundo ele, por ora, não há uma nova lista.

    O chanceler afirmou que a representação diplomática brasileira na Palestina tem o contato de brasileiros e familiares que estão registrados nos serviços consulares. Até o momento, não houve novos pedidos de repatriação.

    “Se surgirem novos nomes, serão tratados a partir de agora”, disse Vieira. “Todos que manifestarem interesse, serão acolhidos, entrarão numa lista para tratamento futuro”.

    Uma eventual nova lista de brasileiros que queiram deixar a zona de conflito terá que ser enviada às autoridades da região. “Vai depender da localização dessas pessoas, do contato, da necessidade e disposição de partirem”, disse o ministro.

    Conforme apurou a CNN, além deste primeiro grupo que conseguiu deixar Gaza após 35 dias desde o início do conflito, há uma segunda lista que tem entre 40 e 50 pessoas interessadas em deixar a região.

    *Com informações de Lucas Mendes, da CNN, em Brasília

    Veja também – Itamaraty: Resgates de brasileiros em Gaza vão ficar mais difíceis