Dinamarca saúda decisão de Trump de não tomar Groenlândia à força

Chanceler dinamarquês disse a jornalistas em Davos que "o dia terminou melhor do que começou"

Da CNN
Compartilhar matéria

A Dinamarca acolheu o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de que descartou tomar a “Groenlândia pela força” e pausou a guerra comercial com os aliados europeus, disse o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.

“O dia está terminando de uma forma melhor do que começou”, escreveu ele no X.

O ministro das Relações Exteriores afirmou que ambos os lados ainda precisam abordar as preocupações de segurança dos Estados Unidos no Ártico, respeitando o que ele chamou de “linhas vermelhas” da Dinamarca.

Estrutura de acordo e recuo sobre tarifas

Na noite da quarta-feira (21), após uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, Trump anunciou que haviam concordado em uma estrutura para um acordo sobre a Groenlândia que seria "bom para todos" e que garantiria aos EUA "tudo o que queremos".

Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados, mas segundo Trump, é um acordo de longo prazo.

inglês