Saiba os principais pontos do discurso de Trump na Assembleia Geral da ONU

Participação do presidente no evento acontece em um período de mudanças das relações dos EUA com seus principais aliados, em meio ao tarifaço

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, nesta terça-feira (23). A participação acontece em um período de mudanças das relações dos EUA com seus principais aliados, em meio ao tarifaço.

Ao se dirigir aos participantes do evento, Trump afirmou afirmou que estava sem teleprompter, e criticou a infraestrutura da sede da organização.

“Não me importo de fazer este discurso sem um teleprompter, porque o teleprompter não está funcionando”, disse ele, afirmando que ainda estava feliz por estar no salão da Assembleia Geral. “Duas coisas que eu ganhei na ONU: uma escada rolante ruim e um TP que não funciona”, acrescentou ele.

Alguns minutos após o início de seu discurso, o líder americano parecia estar lendo uma cópia impressa de suas observações.

Confira as principais falas de Trump durante o discurso

Equipamento quebrado: Trump iniciou seu discurso observando que seu teleprompter não estava funcionando. Ele voltou a mencionar isso mais tarde, juntamente com uma escada rolante quebrada no prédio da ONU, reforçando ainda mais as reclamações anteriores com a organização.

Críticas à ONU: Trump, em determinado momento, questionou o propósito da ONU e a acusou de financiar a crise migratória.

Próprias conquistas: Logo no início de seu discurso, Trump falou sobre as conquistas de seu primeiro mandato, incluindo as relacionadas à economia e à redução de travessias ilegais de fronteira.

Ele continuou a destacar seu trabalho ao longo do discurso, mencionando feitos como a missão anti cartel do governo em águas da América Latina e os esforços de redução da criminalidade em cidades americanas.

Mudanças climáticas: O presidente ridicularizou o que chamou de “golpe da energia verde”, alegando que fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, são mais caras do que a energia fóssil — embora as energias renováveis ​​tenham reduzido o custo da eletricidade nos Estados Unidos.

Trump também descartou categoricamente a ameaça das mudanças climáticas, chamando-a de “o maior golpe já perpetrado no mundo”.

Política tarifária americana: O líder americano declarou que os EUA estão usando a política tarifária como um mecanismo para defender a “soberania e segurança” da nação. Segundo ele, os países que “quebraram as regras” impactaram negativamente as nações que seguiram as regras comerciais.

Novo esforço internacional: Trump anunciou que seu governo liderará “um esforço internacional para aplicar a Convenção sobre Armas Biológicas” por meio de um sistema de verificação de inteligência artificial.