É possível uma guerra no Irã neste momento, diz especialista
Em entrevista ao Agora CNN, Fernando Brancoli destaca que deslocamento militar americano para o Oriente Médio e fragilidade do Irã após conflito com Israel aumentam riscos de confronto
O professor de Relações Internacionais da UFRJ, Fernando Brancoli, alertou, em entrevista ao Agora CNN, que um conflito armado entre os Estados Unidos e o Irã é uma possibilidade real no atual cenário geopolítico.
As tensões entre os dois países aumentaram significativamente após o Pentágono mobilizar embarcações militares no Oriente Médio, incluindo um navio porta-aviões, caças e tropas. Segundo Brancoli, esse movimento é preocupante.
"Um ataque nesse momento não seria impossível. Imaginando que algo muito parecido aconteceu com a Venezuela algumas semanas atrás, quando a gente tem todo esse deslocamento de material bélico", afirmou.
O especialista destacou que o Irã encontra-se em posição fragilizada após o conflito com Israel em 2025.
"O Irã teve uma guerra, chamada Guerra de 12 Dias contra Israel. E dentro desse momento de guerra, gastou muito míssil, gastou muito material de conflito. Com isso, eles estão dentro de uma estrutura um pouco mais frágil, que facilitaria um pouco o ataque americano", explicou.
Possível mudança de regime
Um elemento que torna a situação ainda mais explosiva é a possibilidade de que os ataques americanos não se limitem a instalações militares e nucleares iranianas. Brancoli citou que começaram a circular informações sobre ataques americanos contra lideranças do regime dos aiatolás, em busca de mudar o regime do país.
O professor ressaltou que uma eventual troca de governo no Irã teria consequências dramáticas.
"A troca do regime iraniano hoje implicaria uma mudança gigantesca no país. A gente está falando de estruturas de poder que existem desde 1979", alertou.
O cenário é agravado pelos recentes protestos populares no Irã, que resultaram em milhares de mortes segundo estimativas, embora seja difícil confirmar os números exatos devido ao controle de informações pelo regime iraniano.


