É possível uma guerra no Irã neste momento, diz especialista

Em entrevista ao Agora CNN, Fernando Brancoli destaca que deslocamento militar americano para o Oriente Médio e fragilidade do Irã após conflito com Israel aumentam riscos de confronto

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O professor de Relações Internacionais da UFRJ, Fernando Brancoli, alertou, em entrevista ao Agora CNN, que um conflito armado entre os Estados Unidos e o Irã é uma possibilidade real no atual cenário geopolítico.

As tensões entre os dois países aumentaram significativamente após o Pentágono mobilizar embarcações militares no Oriente Médio, incluindo um navio porta-aviões, caças e tropas. Segundo Brancoli, esse movimento é preocupante.

"Um ataque nesse momento não seria impossível. Imaginando que algo muito parecido aconteceu com a Venezuela algumas semanas atrás, quando a gente tem todo esse deslocamento de material bélico", afirmou.

O especialista destacou que o Irã encontra-se em posição fragilizada após o conflito com Israel em 2025.

"O Irã teve uma guerra, chamada Guerra de 12 Dias contra Israel. E dentro desse momento de guerra, gastou muito míssil, gastou muito material de conflito. Com isso, eles estão dentro de uma estrutura um pouco mais frágil, que facilitaria um pouco o ataque americano", explicou.

Possível mudança de regime

Um elemento que torna a situação ainda mais explosiva é a possibilidade de que os ataques americanos não se limitem a instalações militares e nucleares iranianas. Brancoli citou que começaram a circular informações sobre ataques americanos contra lideranças do regime dos aiatolás, em busca de mudar o regime do país.

O professor ressaltou que uma eventual troca de governo no Irã teria consequências dramáticas.

"A troca do regime iraniano hoje implicaria uma mudança gigantesca no país. A gente está falando de estruturas de poder que existem desde 1979", alertou.

O cenário é agravado pelos recentes protestos populares no Irã, que resultaram em milhares de mortes segundo estimativas, embora seja difícil confirmar os números exatos devido ao controle de informações pelo regime iraniano.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.