Incêndio em centro de telecomunicações no Egito deixa 22 feridos

Fogo se espalhou em sala de equipamentos do prédio no centro do Cairo; capital sofreu queda temporária em serviços de ligações e internet

Da Reuters
Incêndio em prédio de telecomunicações no Egito
Incêndio em centro de telecomunicações causou interrupções nas comunicações em toda a capital  • Reuters
Compartilhar matéria

Ao menos 22 pessoas ficaram feridas após um incêndio nesta segunda-feira (7) em um importante centro de dados de telecomunicações no Cairo, capital do Egito, informou o porta-voz do Ministério da Saúde do país à Reuters.

Um repórter da TV estatal disse que o incêndio foi contido, mas diversas pessoas não conseguiam fazer ligações e uma grande interrupção no serviço de internet foi registrada.

O grupo de monitoramento de internet Netblocks afirmou que os dados mostraram que a conectividade no país estava em 62% dos níveis normais.

O Ministério da Saúde também divulgou números alternativos para serviços de ambulância em diferentes províncias, caso as pessoas não conseguissem entrar em contato com a linha direta principal.

Além das ligações por telefone, alguns serviços bancários digitais também foram afetados, incluindo cartões de crédito, caixas eletrônicos e transações online, disseram uma fonte bancária e moradores. Os bancos já estavam fechados.

As vítimas ficaram feridas principalmente devido à inalação de fumaça, explicou o porta-voz do Ministério da Saúde, Hossam Abdel Ghaffar.

"Um incêndio ocorreu esta noite em uma das salas de equipamentos da central telefônica de Ramses da empresa de telecomunicações egípcia ETEL.CA, o que levou a uma interrupção temporária dos serviços de telecomunicações", comentou a Autoridade Nacional de Regulamentação de Telecomunicações em um comunicado.

A agência afirmou que os serviços seriam restabelecidos nas próximas horas, após o corte de energia em todo o prédio como medida de segurança.

Uma coluna de fumaça podia ser vista sobre o distrito de Ramses. A agência de notícias estatal MENA informou que o fogo foi impedido de se alastrar para todo o prédio e para os telhados vizinhos.

Um exame inicial indicou que o incêndio provavelmente foi causado por um curto-circuito elétrico, informou a MENA, citando uma fonte de segurança.