Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições na Venezuela são tema de conversa entre Lula e Maduro, segundo Planalto

    Presidente brasileiro solicitou informações sobre o processo de negociação entre o governo e a oposição

    Eleições na Venezuela são tema de conversa entre Lula e Maduro, segundo Planalto
    Eleições na Venezuela são tema de conversa entre Lula e Maduro, segundo Planalto Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Leonardo Ribbeiroda CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta segunda-feira (16), com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A ligação durou 30 minutos, segundo foi divulgado pelo Palácio do Planalto. Lula e Maduro teriam tratado das eleições previstas para o ano que vem no país vizinho.

    Segundo nota distribuída à imprensa, o presidente brasileiro solicitou informações sobre o processo de negociação entre o governo e a oposição, bem como as tratativas em curso entre Caracas e Washington com vistas ao levantamento das sanções contra a Venezuela, que atingem a economia e a população civil do país.

    “Também discutiram medidas para facilitar o comércio na fronteira entre os dois países. O presidente Maduro indicou que encaminhará nos próximos dias uma sugestão para o tratamento das cargas brasileiras retidas na fronteira”, informou a nota.

    Ainda de acordo com a Presidência da República, os dois presidentes concordaram em acelerar a negociação de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, que representa alternativa aos tradicionais acordos bilaterais de investimentos.

    Lula também teria conversado sobre a retomada da exportação de energia elétrica da Venezuela para o Brasil. Outro assunto discutido é proposta da Venezuela para a retomada do pagamento da dívida com o Brasil. Não foram divulgados detalhes das condições e formas de negociação.