Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula pede ajuda a líder palestino para retirar brasileiros da Faixa de Gaza

    Presidente conversou com Mahmoud Abbas por telefone e lhe disse que Brasil quer ajudar na busca da paz

    Mariana Albuquerqueda CNN , Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, neste sábado (14), com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em busca de apoio para a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza. Uma das alternativas é a criação de um corredor humanitário, próximo à fronteira com o Egito, para saída de civis.

    De acordo com comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra. Ambos reafirmaram a importância da busca por uma solução política e pela paz para a região.

    O presidente brasileiro lembrou ainda o reconhecimento brasileiro do Estado palestino, e ressaltou a disposição do Brasil em ajudar na busca da paz.

    Segundo as últimas informações do Itamaraty, cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e desejam ser repatriados já estão próximos da fronteira com o Egito. A informação foi confirmada à CNN pela brasileira Shahed al-Banna, que está no grupo.

    Os brasileiros conseguiram embarcar no ônibus fretado pelo governo brasileiro na manhã deste sábado e foram em um primeiro momento à cidade de Khan Yunis, distante cerca de 10 quilômetros de Rafah.

    Conversa com Israel

    Na quinta-feira (12), Lula conversou, também por telefone, com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O petista disse ter feito apelo por corredor humanitário que permita aos civis deixar Gaza rumo ao Egito.

    “Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança”, escreveu na ocasião. “Solicitei ao presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais”.

    Lula escreveu ainda ter reafirmado no telefonema “condenação brasileira aos ataques terroristas” do Hamas em 7 de outubro.  Afirmou ter agradecido ao presidente israelense pelo apoio na operação de retirada de brasileiros da região do confronto.

    FOTOS – Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas

     

    Tópicos