Biden concede primeira coletiva de imprensa sozinho em oito meses

Democrata tenta conter crescente oposição dentro de seu próprio partido à sua candidatura à reeleição

Da CNN Brasil
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em coletiva de imprensa
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em coletiva de imprensa  • Reuters
Compartilhar matéria

Com os olhos voltados para candidatura de Joe Biden e os questionamentos sobre se o presidente dos Estados Unidos está apto para concorrer à presidência, Biden concedeu uma importante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11), no final da cúpula da Otan.

A ocasião marcou a primeira coletiva de imprensa sozinho do presidente em quase oito meses. Será também a maior exposição de Biden desde o debate da CNN em 27 de junho

O democrata tenta conter a crescente oposição dentro de seu próprio partido à sua candidatura à reeleição.

O presidente respondeu à perguntas por parte da imprensa sobre uma série de tópicos, incluindo a sua saúde, a viabilidade da sua candidatura à reeleição, a profunda preocupação entre os Democratas e a escassez de financiamento dos doadores.

O presidente rejeitou questionamentos sobre possíveis limitações à sua capacidade de desempenhar todas as funções de seu cargo. Ainda assim, ele reconheceu que precisa de “controlar o seu ritmo” à medida que enfrenta as responsabilidades de ser presidente.

Ao mesmo tempo que cometia algumas falhas verbais, Biden também se aprofundou na política externa, discutindo a China, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e Israel.

Pressão contra candidatura

A coletiva de imprensa acontece à medida que a pressão contra a candidatura de reeleição de Biden aumenta ainda mais dentro do partido Democrata. O número de parlamentares que pediram pela desistência passa de dez.

A campanha de Biden está em uma situação adversa há semanas, desde que o desempenho ruim do presidente de 81 anos no debate da CNN contra Donald Trump de 78 anos, seu rival republicano, levantou novas preocupações sobre sua idade e acuidade mental.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na semana passada revelou que Biden e Trump estão empatados na disputa com 40% cada. Outras pesquisas de opinião têm mostrado que Trump está ampliando sua vantagem sobre Biden.

Confundindo Zelensky com Putin

Poucas horas antes desta coletiva, Joe Biden confundiu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante discurso após a Cúpula da Otan, a aliança militar ocidental.

Isso aconteceu quando Biden apresentou Zelensky ao público, afirmando: “e agora quero passar [a palavra] para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, presidente Putin”.

O líder americano percebeu o erro e voltou ao púlpito para se corrigir.

Questionado sobre a gafe durante a segunda coletiva, Biden admitiu que se confundiu, mas destacou que se corrigiu e comentou que a Cúpula da Otan foi um sucesso.