Biden perdeu chance de reverter cenário no debate presidencial dos EUA, diz professor

Professor de Relações Internacionais da ESPM avalia que Biden não soube aproveitar oportunidades para contra-atacar Trump

Da CNN
Compartilhar matéria

O primeiro debate entre Joe Biden e Donald Trump na corrida presidencial pelos Estados Unidos aconteceu na quinta-feira (27). De acordo com o professor de Relações Internacionais da ESPM Leonardo Trevisan, Biden perdeu uma oportunidade de ouro para reverter o cenário quando questionado sobre questões etárias.

 

Biden não aproveitou bem momentos-chave

Trevisan afirma que o ponto alto de Biden no debate foi quando ele respondeu com ironia a uma provocação de Trump sobre seu peso, dizendo: "Mas você carrega o equipamento, porque você está fora de peso". No entanto, segundo o professor, o candidato democrata não soube capitalizar esse momento.

"O pior nessa situação foi que Biden perdeu uma oportunidade de ouro para retomar toda a iniciativa e no fecho do debate mudar tudo. Quando ele disse dos dois testes cognitivos, a imprensa norte-americana, a CNN também, já destacou o fato óbvio. Esses testes cognitivos foram feitos antes dele ser presidente há muitos anos atrás", analisa.

Segundo Trevisan, as equipes de campanha dos candidatos aceitaram realizar o debate precoce com o objetivo de “saber o que o outro ia fazer”. No entanto, o docente aponta que Biden não estava em um bom dia, aparentando estar “agripado” e “um pouco louco”.

O professor destaca que, nos primeiros 30 minutos, Biden cedeu a iniciativa a Trump, permitindo que o ex-presidente ditasse os temas abordados, como imigração, inflação e a suposta fragilidade dos Estados Unidos no cenário global.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.