Trump ameaça processar autoridades eleitorais de 2024 se vencer a presidência
Ameaças do Republicano acontece às vésperas do início da votação antecipada em agluns estados
No sábado (7), o ex-presidente Donald Trump ameaçou processar e impor “sentenças de prisão de longo prazo” para funcionários eleitorais e operadores políticos, que ele sugeriu que poderiam cometer fraudes na eleição de 2024, caso vença a presidência novamente em novembro.
Trump, novamente afirmando falsamente que os democratas se envolveram em comportamentos fraudulentos em 2020, disse que ele, advogados e estudiosos do direito estão “observando de perto a Santidade da Eleição Presidencial de 2024.”
“QUANDO EU VENCER,” Trump escreveu em uma postagem em sua rede social, Truth Social, que ele também compartilhou no X, “essas pessoas que ENGANARAM serão processadas ao máximo da Lei.”
As ameaças de Trump de processar — parte de seus esforços repetidos para lançar dúvidas sobre a integridade da eleição de 2024 — ocorrem enquanto a votação antecipada logo começará em vários estados. Trump frequentemente sugere que usaria o sistema de justiça para atacar seus opositores políticos se os eleitores o reelegerem à Casa Branca — ameaças que começaram depois que ele foi indiciado pela primeira vez no caso de suborno a uma atriz pornô em Manhattan há mais de um ano.
Trump, que espalha regularmente teorias da conspiração sobre a eleição de 2020 e afirma falsamente que houve fraude eleitoral generalizada, acrescentou no sábado: “Eu sei, melhor do que a maioria, a fraude desenfreada e as trapaças que ocorreram pelos democratas na Eleição Presidencial de 2020. Foi uma vergonha para nossa nação!”
Apesar das alegações repetidas de Trump, a eleição de 2020 foi extremamente segura, e ele perdeu para Joe Biden por mais de 7 milhões de votos. Não há evidências de fraude eleitoral nem perto de ser generalizada o suficiente para ter mudado o resultado da eleição em qualquer estado.
Funcionários eleitorais têm sido vítimas de ameaças generalizadas à medida que a eleição de 2024 se aproxima, relatou a CNN, e as operações eleitorais reforçaram a segurança em resposta ao assédio a trabalhadores eleitorais e à desinformação sobre o processo de votação.
Trump disse no sábado que está observando todos, desde advogados e doadores até eleitores.
“QUANDO EU VENCER, essas pessoas que ENGANARAM serão processadas ao máximo da Lei, o que incluirá sentenças de prisão de longo prazo para que essa depravação da Justiça não aconteça novamente,” escreveu ele. “Por favor, estejam cientes de que essa exposição legal se estende a advogados, operadores políticos, doadores, eleitores Ilegais e funcionários eleitorais corruptos. Aqueles envolvidos em comportamentos desonestos serão procurados, capturados e processados em níveis, infelizmente, nunca antes vistos em nosso País,” acrescentou ele.
Trump ainda enfrenta suas próprias acusações relacionadas à interferência eleitoral derivadas de esforços para subverter a eleição de 2020, incluindo uma acusação de quatro contas em seu caso federal. Um caso separado de interferência eleitoral contra ele no Condado de Fulton, Geórgia, foi suspenso indefinidamente.
Daniel Dale, Kristen Holmes, Ethan Cohen, Dianne Gallagher, Aaron Cooper e Aaron Pellish, da CNN, contribuíram para esta reportagem.