Eleições nos EUA: mais de 100 milhões de norte-americanos votaram previamente
Esses votos representam mais de 47% dos eleitores registrados nos Estados Unidos
Mais de 100 milhões de norte-americanos votaram antecipadamente em todo o país, ou seja, antes da abertura das urnas nesta terça-feira (3), de acordo com uma pesquisa feita com funcionários eleitorais pela CNN, o instituto de pesquisa Edison Research e a empresa de dados Catalist.
Esses votos representam mais de 47% dos eleitores registrados nos Estados Unidos. Dos 50 estados do país, em 21 deles e Washington, DC mais da metade dos eleitores registrados votaram.
Assista e leia também:
O que são os delegados e como funciona o voto indireto nas eleições dos EUA
A alternância de poder nos EUA: veja todos os presidentes eleitos até hoje
Disputa nos estados-chave e risco de judicialização marcam reta final nos EUA
A votação antecipada disparou em todo o país durante a pandemia do novo coronavírus. Ao menos seis estados – Texas, Havaí, Nevada, Washington, Arizona e Montana – ultrapassaram a participação total nas eleições gerais de 2016 nos últimos dias.
Em outros sete estados – Carolina do Norte, Oregon, Colorado, Novo México, Geórgia, Flórida e Tennessee –, a votação prévia representa pelo menos 90% da total em 2016.
Em todo o país, os 100,2 milhões de votos já contabilizados representam 73% dos mais de 136,5 milhões de votos registrados na eleição presidencial de 2016.
(Com informações de Adam Levy, Ethan Cohen e Liz Stark, da CNN, em Atlanta)