Elizabeth II pretende participar das celebrações que marcam 70 anos de reinado

Problemas de mobilidade fizeram a rainha cancelar eventos públicos recentemente; marca é conhecida como "Jubileu de Platina"

Rainha Elizabeth
Rainha Elizabeth 28/04/2022Dominic Lipinski/Pool via REUTERS

Michael Holdenda Reuters

em Londres

Ouvir notícia

A rainha Elizabeth II planeja participar das principais celebrações no próximo mês para marcar seus 70 anos no trono britânico, disse o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (6). Porém, os Príncipes Andrew e Harry serão excluídos de um dos eventos tradicionais.

A monarca mais antiga da Grã-Bretanha marcou sete décadas como rainha em fevereiro, e quatro dias de eventos estão sendo organizados para o início de junho para celebrar a marca, conhecida como “Jubileu de Platina”.

Elizabeth tem lutado contra problemas de mobilidade, o que fez com que a maioria de seus compromissos públicos fossem cancelados, mas o Palácio de Buckingham destacou que ela planejava estar em vários eventos.

“Sua Majestade está ansiosa pelo fim de semana e participará das comemorações, mas sua presença não será confirmada antes da hora ou mesmo no próprio dia”, disse um porta-voz do palácio.

Os quatro dias de eventos começam em 2 de junho com o desfile militar anual “Trooping the Color”, no centro de Londres, seguido de um serviço de Ação de Graças na Catedral de São Paulo, um concerto nos arredores do Palácio de Buckingham e uma parada pela capital britânica nos dias seguintes.

Uma característica dos principais eventos da realeza é a presença da Família Real para acenar para multidões da varanda do palácio. Porém, a rainha decidiu que nem seu filho, o príncipe Andrew, nem o neto, o príncipe Harry, estarão lá desta vez.

As ações de Andrew despencaram depois de um processo nos EUA em que ele foi acusado de abusar sexualmente de Virginia Giuffre quando ela era adolescente.

Ele já havia deixado o cargo de deveres públicos por causa da conexão com o falecido criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, e teve títulos militares e patrocínio real retirados, não sendo mais reconhecido como “Sua Alteza Real”.

Rainha Elizabeth / 04/02/2022 Steve Parsons/Pool via REUTERS

Harry, filho mais novo dp príncipe Charles, também desistiu de tarefas reais e perdeu seus patrocínios depois de se mudar para Los Angeles com sua esposa, a americana Meghan.

“Após uma consideração cuidadosa, a rainha decidiu que a aparição tradicional na varanda será limitada a sua majestade e aos membros da Família Real que atualmente estão assumindo deveres públicos oficiais em nome da rainha”, informou o porta-voz do palácio.

Houve muita especulação sobre se Harry, que esteve em uma disputa com o governo sobre os acordos de segurança que o fizeram sentir falta do serviço memorial do príncipe Philip em março, retornaria ao Jubileu.

Uma fonte do palácio disse que Harry, Meghan e seus filhos permaneceram “membros muito amados da família” e que os ausentes do momento da varanda “serão convidados para os eventos”.

Mais Recentes da CNN