COP30

Em Belém, presidente do Chile diz que Trump mente sobre crise climática

Gabriel Boric criticou aqueles que "decidem ignorar ou negar as evidências científicas" sobre o assunto

Compartilhar matéria

Autoridades de diversos países deram início à Cúpula de Líderes da COP30 nesta quinta-feira (6) em Belém, no estado do Pará.

Durante pronunciamentos, chefes de Estado chamaram atenção para a urgência da crise climática e pediram que as nações atuem para reverter os impactos ao meio-ambiente.

Em uma dessas falas, o presidente do Chile, Gabriel Boric, criticou Donald Trump e afirmou que ele mente sobre a mudança do clima.

"Estamos vivendo tempos em que surgem vozes que decidem ignorar ou negar as evidências científicas sobre a crise climática. Acontece que o presidente dos Estados Unidos, na última Assembleia Geral da ONU, disse que a crise climática não existe — isso é mentira", comentou.

Na Assembleia Geral, em setembro, o presidente dos Estados Unidos classificou as mudanças climáticas como “a maior farsa” e disse que as políticas de energia verde não ajudam o meio-ambiente.

Autoridades representando mais de 100 países se reuniram nesta quinta na Cúpula Mundial de Ação Climática, antes da COP30.

Porém, líderes de quatro das cinco economias mais poluentes do mundo – China, Estados Unidos, Índia e Rússia – estão ausentes. Apenas a União Europeia marcou presença.

E, diferentemente dos demais, o governo dos EUA optou por não enviar nenhum representante às negociações.

Isso foi alvo de críticas de Gustavo Petro, presidente da Colômbia, que alegou que Trump está "contra a humanidade".