Em contraponto aos EUA, Rússia aumenta prontidão em bases na Ásia

Moscou possui bases militares no Quirguistão e no Tadjiquistão; ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que EUA busca "restaurar sua presença militar na Ásia Central"

Da Reuters

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse nesta sexta-feira (28) que Moscou está aumentando a prontidão de combate de suas bases militares na Ásia Central para contrapor o que ele disse serem esforços dos Estados Unidos para elevar sua presença, informou a agência de notícias RIA.

Moscou tem bases militares no Quirguistão e no Tadjiquistão, mas, segundo a RIA, Shoigu – que falava em uma reunião dos ministros da Defesa da Organização para Cooperação de Xangai na Índia – disse que os Estados Unidos e seus aliados estão tentando colocar infraestrutura militar em toda a região.

“Os Estados Unidos e seus aliados, sob o pretexto de ajudar na luta contra o terrorismo, estão tentando restaurar sua presença militar na Ásia Central”, afirmou Shoigu.

Em comentários abrangentes feitos na reunião, Shoigu também disse que Washington está tentando derrotar estrategicamente a Rússia na Ucrânia e ameaçar a China.