A embaixada dos EUA na Ucrânia espera retornar a Kiev até o final de maio, se as condições permitirem, disse a encarregada de negócios, Kristina Kvien, em entrevista coletiva na cidade de Lviv nesta segunda-feira (2).
"Esperamos muito que as condições nos permitam voltar a Kiev até o final do mês", disse Kvien. "Ouvimos os profissionais de segurança e, quando eles nos disserem que podemos voltar, voltaremos."
Os EUA decidiram fechar a Embaixada dos EUA em Kiev em 14 de fevereiro e realocar temporariamente um pequeno número de funcionários diplomáticos restantes no país para Lviv, apenas 10 dias antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Kvien disse mais tarde à CNN em uma entrevista que este passo seria "importante simbolicamente" e também nos ajudaria "a fazer nosso trabalho".
"Estamos fazendo coisas por videoconferência, telefone e WhatsApp e isso é útil, mas não há nada como falar diretamente", disse ela à CNN.
No entanto, toda a equipe da embaixada não retornará ao mesmo tempo, disse Kvien.
"Normalmente, temos uma embaixada muito grande em Kiev. Obviamente, não voltaremos todos de uma vez. Então, todos que vão voltar [no] primeiro grupo estão muito ansiosos para voltar, se alguém tivesse reservas, não forçaríamos ninguém a ir", disse ela na segunda-feira.