Entenda a importância de Bakhmut para Putin, mesmo com valor estratégico limitado
Forças russas apertam cerco contra cidade ucraniana, empregando também combatentes do grupo privado mercenário Wagner
As forças russas estão se aproximando de capturar a cidade de Bakhmut, na Ucrânia, depois que semanas de combates violentos enfraqueceram a determinada resistência ucraniana.
Abaixo, a CNN mostra o que você precisa saber sobre a batalha por Bakhmut e por que ela é importante para a Rússia.
Por que Bakhmut está na mira?
Bakhmut não é o tipo de cidade pela qual Moscou esperava lutar no início do segundo ano de sua invasão: é um município relativamente pequeno a leste de Donetsk, que permaneceu fora do alcance da lenta campanha terrestre russa por muitos meses.
O exército avança lentamente, mas as forças ucranianas ainda não se retiraram, criando um impasse que lembra batalhas prolongadas por outras cidades do leste, como Severodonetsk, durante o ano passado.
A captura de Bakhmut representaria algum progresso militar para Vladimir Putin e daria às suas forças a oportunidade de lançar ataques aéreos contra mais áreas urbanas localizadas mais a oeste.
Situação da batalha
A porta-voz da Administração Militar Regional Ucraniana de Donetsk, Tetiana Ignatchenko, disse à CNN na quarta-feira (1°) que cerca de 4.500 civis permanecem em Bakhmut, 48 deles crianças. Ela pediu à população que evacue o local devido ao perigo.
No entanto, as tropas ucranianas reconheceram que está se tornando cada vez mais difícil manter o controle da cidade, pois as forças russas, que avançaram tanto ao norte quanto ao sul de Bakhmut, cortaram as rotas de acesso pelo oeste.
Os militares da Ucrânia também confirmaram que o exército russo está empregando combatentes mais experientes das fileiras da empresa militar privada russa Wagner em sua tentativa de capturar o local.
Significado de Bakhmut para a guerra
A captura da cidade representaria um sucesso há muito almejado pelas forças de Moscou e traria algum valor estratégico limitado.
Ela possui importantes conexões rodoviárias com outras partes da região de Donetsk: no Leste, até a fronteira com Luhansk; no Noroeste, até Sloviansk; e no Sudoeste, até Kostiantynivka.
Se os russos conseguissem tomar o terreno elevado a oeste da cidade, os municípios industriais vizinhos de Kostiantynivka e Kramatorsk ficariam à mercê de sua artilharia e de morteiros de longo alcance.
Também não está claro para onde exatamente as forças ucranianas recuariam se se retirarem da região.
Além disso, a operação é importante para o chefe da Wagner, Yevgeny Prigozhin, que quis mostrar que seus homens podem capturar Soledar e, agora, Bakhmut.
Mas especialistas dizem que essa tomada de controle não deve alterar drasticamente o quadro geral da guerra no leste da Ucrânia, onde pouco território mudou de mãos até 2023.
*Tim Lister, Vasco Cotovio, Olga Voitovych, Jessie Gretener, Eleanor Pickston e Laura Ford, da CNN, contribuíram para esta reportagem