Escalada de tensão na Ucrânia acirra troca de ameaças entre Rússia e EUA

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama da situação na região e dos reflexos de uma possível invasão russa ao país vizinho

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

Cerca de 100 mil soldados russos permanecem posicionados na fronteira com a Ucrânia, em um gesto que tem alimentado na comunidade internacional a expectativa de que a Rússia possa promover uma invasão ao país vizinho. O conflito no Leste Europeu é o pano de fundo de uma disputa que rememora os tempos da Guerra Fria. Desde a invasão russa na Crimeia, em 2014, o mundo assiste a um acirramento da tensão entre Estados Unidos e Rússia.

Os países com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU emitiram uma declaração conjunta nesta semana dizendo que o aumento de arsenais e as guerras nucleares precisam ser evitadas. O posicionamento foi divulgado depois do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmar que “vai responder de forma decisiva” em caso de uma possível invasão militar russa na Ucrânia. O embate político entre os dois países ainda envolve a aproximação da Otan com a Ucrânia e os sinais de apoio da China à posição russa.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama da tensão crescente na fronteira entre Rússia e Ucrânia e dos possíveis reflexos de um conflito na região. Para descrever as origens e o cenário da situação na região e os impactos para o resto do mundo, participam deste episódio o analista de política internacional da CNN Brasil Lourival Sant’Anna e o pesquisador Carlos Gustavo Poggio, professor de relações internacionais da Faap.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Horário de Brasília

Entre Vozes

CNN Mundo

Alma do Negócio

5 Fatos

Abertura de Mercado

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicado por Diego Toledo)

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

Este episódio tem patrocínio de Binomo, clique aqui e saiba mais.

Mais Recentes da CNN