Espanha registra 769 mortes por coronavírus; total vai a 4.858

Apesar dos números ainda altos, chefe de emergência em Saúde do país disse ver estabilização na quantidade de óbitos; testes com defeito serão substituídos

Da CNN, em São Paulo
Abrigo na Espanha para receber moradores de rua durante surto de coronavírus
Exército Espanhol montou abrigos para moradores de rua se protegerem da pandemia do novo coronavírus  • Foto: Nacho Doce - 25.mar.2020/ Reuters
Compartilhar matéria

O número de mortos pelo novo coronavírus na Espanha aumentou em 769 casos, um novo recorde no número de mortes registradas em 24 horas, e chegou a 4.858, informou o Ministério da Saúde nessa sexta-feira (27).

Os dados mais recentes da pasta mostram que o número de mortos pelo coronavírus começa a se estabilizar, disse o chefe de emergência em Saúde, Fernando Simón, em entrevista coletiva nessa sexta.

"Em termos percentuais, o aumento de hoje é aproximadamente equivalente ao dos últimos três dias (...) Vemos uma clara estabilização", disse Simón.

O número total de pessoas infectadas no país aumentou para de 56.188 para 64.059, dos quais 9.444 são médicos, enfermeiros ou outros profissionais da área da saúde que atenderam pacientes com a doença.

De acordo com levantamento da universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, a Espanha é o 4º país com mais infecções pelo novo coronavírus, atrás apenas dos EUA (85.996 casos), da China (81.897) e da Itália (80.589).

Leia também:

Paramédicos muçulmanos e judeus oram juntos contra a COVID-19 em Israel

9 em cada 10 mortes no Brasil por coronavírus são entre idosos

Em quantidade de mortos, o país aparece atrás apenas da Itália, que registrou 8.215 óbitos pela COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Testes com defeito

A empresa chinesa Shenzhen Bioeasy Biotechnology Co. anunciou nessa sexta-feira que substituirá alguns kits de teste do novo coronavírus que exportou para a Espanha depois que Madri os considerou imprecisos demais para serem usados no diagnóstico de pacientes.

O Ministério da Saúde, Assuntos do Consumidor e Bem-Estar Social da Espanha disse em comunicado que os kits de teste fornecidos pela Shenzhen Bioeasy estavam com defeito e falharam em diagnosticar corretamente as pessoas quando testadas em hospitais.

A empresa rebateu e afirmou que os resultados incorretos podem ser resultado de uma falha na coleta de amostras ou no uso correto dos kits. A Shenzhen Bioeasy admitiu, no entanto, que não havia se comunicado adequadamente com os clientes sobre como usar os kits. (Com informações da Reuters)