Especialista: Eleição trará mudança importante no rumo econômico da Bolívia

Com dois candidatos de direita na disputa, país deve ter alterações importantes na política econômica em meio à maior inflação dos últimos 20 anos; avaliação é da professora de Relações Internacionais da Unifesp Carolina Pedroso, no Agora CNN

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Bolívia se prepara para uma significativa mudança em sua política econômica, com o segundo turno das eleições presidenciais disputado entre dois candidatos de direita, neste domingo (19), em um momento em que o país enfrenta sua maior inflação em duas décadas, superando 30%. A avaliação é da professora de Relações Internacionais da Unifesp Carolina Pedroso, em entrevista ao Agora CNN.

Apesar de compartilharem uma orientação política similar, os candidatos apresentam propostas econômicas distintas. O ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga defende medidas mais radicais, incluindo a contração imediata de dívidas com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e um possível distanciamento de blocos comerciais como o Mercosul.

Em contrapartida, Rodrigo Paz apresenta uma proposta mais conciliadora, buscando equilibrar a liberalização do mercado boliviano com pautas sociais. Sua abordagem considera a ainda expressiva representatividade da esquerda no país, mesmo após o fim de duas décadas de governo.

A disputa eleitoral boliviana tem chamado atenção por suas semelhanças com outros processos eleitorais na região. O cenário político atual reflete uma tendência de fortalecimento de candidaturas mais à direita na América Latina, especialmente após a vitória de Javier Milei na Argentina.

Futuro da oposição

O partido MAS (Movimento ao Socialismo), principal força de esquerda do país, enfrenta uma divisão interna entre seus principais líderes, o ex-presidente Evo Morales e Luis Arce. Esta fragmentação, somada aos processos judiciais que Morales enfrenta, representa um desafio adicional para a reorganização da oposição no novo cenário político que se desenha.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.