Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Esportes, música e política: os eventos que você não pode perder em 2022

    Da Copa do Mundo aos principais shows internacionais na América Latina no ano que vem

    Olimíadas de Inverno, shows de Justin Bieber e eleições no Brasil são alguns dos principais eventos para 2022
    Olimíadas de Inverno, shows de Justin Bieber e eleições no Brasil são alguns dos principais eventos para 2022 Montagem/REUTERS/Thomas Peter/Mario Anzuoni/Reuters/Antonio Augusto/Secom/TSE

    Da CNN em Espanhol

    Ouvir notícia

    O ano de 2022 chega com muitos eventos políticos e duas das competições esportivas mais importantes do mundo: as Olimpíadas de Inverno e a tão esperada Copa do Mundo no Catar. Ah! E a Dua Lipa fará uma turnê pela América Latina.

    Estes são os principais eventos para 2022:

    Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

    Os Jogos Olímpicos de Inverno estão programados para acontecer de 4 a 20 de fevereiro de 2022. Os Jogos Paraolímpicos estão programados para acontecer de 4 a 13 de março.

    Pequim é a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Os Jogos Olímpicos de 2008 também foram realizados na capital chinesa.

    No total, 13 instalações divididas entre as áreas de Pequim, Zhangjiakou e Yanqing serão utilizadas durante os 17 dias de Jogos.

    Um novo centro esportivo, o National Speed ​​Skating Oval, foi construído em Pequim, e estruturas existentes estão sendo reformados para os Jogos.

    Logo da Olimpíada de Inverno Pequim 2022 na vila dos atletas / 19/11/2021 REUTERS/Thomas Peter

    Serão 109 eventos, em 15 modalidades de sete esportes: biatlo, bobsled, curling, hóquei no gelo, luge, patinação e esqui.

    Todos os jogos terão neve artificial para eventos ao ar livre, já que não neva muito na região.

    Os Jogos de Pequim incluirão novos eventos de equipes mistas masculinas e femininas em esqui estilo livre, patinação de velocidade em pista curta, snowboard e salto de esqui.

    Os Jogos estão sob ataque, com uma série de países anunciando boicote diplomático, em meio a denúncias de abusos dos direitos humanos na China, especialmente contra a minoria da população uigur.

    Copa do Mundo de Futebol do Catar

    Este é um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, reunindo 32 seleções de futebol a cada quatro anos.

    O evento de 2022 será no Catar e, ao contrário de edições anteriores, quando foi realizado no meio do ano, no ano que vem a Copa do Mundo começará em 21 de novembro e terminará em 18 de dezembro de.

    As eliminatórias começaram em 2019, mas diante da pandemia Covid-19, a classificação não será definida até março de 2022.

    Vista do Estádio Al Janoub Stadium construído para a Copa do Mundo de 2022 no Catar 16/12/2019 / REUTERS/Corinna Kern

    Além do país-sede, já existem várias seleções classificadas para o campeonato, incluindo favoritos como Brasil, Argentina, Alemanha e a atual campeã, França.

    É assim que as vagas são distribuídas:

    Europa (UEFA): 13 vagas
    África (CAF): 5 vagas
    América do Sul (Conmebol): 4 ou 5 vagas (um acesso será decidido na disputada entre o 5° colocado da eliminatória sulamericana com o 5° colocado da eliminatória asiática)
    Ásia (AFC): 4 ou 5 vagas (disputa com a América do Sul)
    América do Norte, América Central e Caribe (Concacaf): 3 ou 4 vagas (disputa do 4° colocado com a melhor seleção das eliminatórias da Oceania)
    Oceania (OFC): até uma vaga


    A partida de abertura da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 será no dia 21 de novembro de 2022 às 13h do horário local (07h, horário de Brasilia), no Al Bayt Stadium, estádio com capacidade para 60.000 espectadores.

    O horário local para os jogos da fase de grupos será às 13h, 16h e 19h e 22h; Já os jogos do último dia desta fase, bem como as seguintes eliminatórias, serão disputados simultaneamente às 18h e às 22h.

    O Khalifa International Stadium receberá a partida do terceiro lugar, que será disputada no dia 17 de dezembro, enquanto a final será disputada às 18h, hora local, no Estádio Lusail, para 80.000 espectadores.

    Eventos políticos na América Latina em 2022

    Na América Latina, são esperadas eleições presidenciais em vários países.

    Posse do novo presidente de Honduras

    A previsão é que no dia 27 de janeiro o sucessor de Juan Orlando Hernández tome posse como presidente de Honduras.

    A candidata Xiomara Castro, do Partido Libertad y Refundación, tem a vantagem com 51,20% de preferência, segundo o último relatório da entidade eleitoral hondurenha.

    Castro, de 62 anos, é a ex-primeira-dama e esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho de 2009. Seu triunfo a tornaria a primeira mulher a governar Honduras.

    Eleições gerais na Costa Rica

    Também em 27 de janeiro, os costarriquenhos devem votar para presidente e vice-presidente, assim como para deputados da Assembleia Legislativa, de acordo com a programação do Tribunal Supremo Eleitoral.

    Se necessário, o segundo turno seria em 3 de abril. A posse de um novo presidente, sucessor de Carlos Alvarado Quesada, está prevista para o dia 8 de maio.

    Eleições na Colômbia 2022

    As eleições legislativas serão realizadas na Colômbia em 13 de março. Nesse dia, serão eleitos representantes para a Câmara e senadores; algumas consultas internas às partes também serão realizadas.

    Em 29 de maio, as eleições presidenciais serão realizadas no país e, se necessário, o segundo turno será em 19 de junho.

    Em 7 de agosto, toma posse o sucessor de Iván Duque.

    Referendo contra o presidente do México

    Um referendo revogatório sobre o mandato do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, que assumiu o cargo em 2018, está agendado para 10 de abril.

    Eleições presidenciais no Brasil

    No dia 2 de outubro, serão realizadas as eleições gerais no Brasil, nas quais será eleito o presidente do país. Se necessário, um segundo turno será realizado em 30 de outubro.

    O presidente Jair Bolsonaro ingressou no Partido Liberal há algumas semanas para disputar as eleições presidenciais de 2022. O presidente do Brasil venceu as eleições de 2018 com o Partido Social Liberal, mas deixou a sigla em 2019. Até agora, não havia se filiado a nenhum partido político.

    Eventos e shows musicais na América Latina

    Dua Lipa e a nostalgia do futuro em 2022

    A pop star britânica Dua Lipa visitará cinco cidades latino-americanas em 2022, como parte do tour Future Nostalgia.

    Dua Lipa, que fará uma turnê mundial com início em Miami, em janeiro de 2022, estará em Buenos Aires no dia 14 de setembro e no Estádio Bicentenario em Santiago do Chile, em 16 de setembro.

    Dua Lipa no Brit Awards 2021
    A cantora Dua Lipa durante sua apresentação no Brit Awards 2021 / Foto: Dave J Hogan/Getty Images

    Em seguida, ela visitará Bogotá, no Parque Salitre Mágico, no dia 18 de setembro, e encerrará a turnê da América Latina no México, com shows na Cidade do México, no dia 21, e em Monterrey, no dia 23 de setembro.

    Soda Stereo terá diversos eventos na região

    Os sobreviventes do lendário grupo Soda Stereo reiniciarão a turnê que começou em 2020 com shows de Charly Alberti e Zeta Bosio, na República Dominicana, em 12 de fevereiro. Então, irão para Miami, em 27 de fevereiro; Los Angeles, 3 de março; Cidade do México, em 9 de março; Cidade do Panamá, em 17 de março; Assunção, no Paraguai, em 2 de abril e Santiago do Chile em 10 de abril de 2022.

    Guns N’ Roses

    A lendária banda de rock visitará os Estados Unidos, México e Brasil como parte de uma turnê mundial em 2022.

    No dia 21 de maio eles estarão em Daytona Beach, Flórida.

    Axl Rose e Slash, do Guns N' Roses
    Axl Rose e Slash, do Guns N’ Roses / Gary Miller/Getty Images

    A banda chega ao Rock in Rio em setembro de 2022.

    Em seguida, eles visitarão quatro cidades do México: Mérida, 15 de outubro; Guadalajara, 18 de outubro; Cidade do México, 21 de outubro, e fecharão o ciclo na América em Monterrey, no dia 23 de outubro, antes de continuar sua turnê pela Europa.

    Justin Bieber

    Com sua Justice World Tour, o cantor canadense visitará três países da América Latina em 2022.

    Além de uma longa turnê pelos Estados Unidos, que começa no dia 18 de fevereiro, e com a qual visitará cidades como San Diego, Los Angeles, San José, Las Vegas, Portland, Tampa, Orlando e Miami, Bieber chegará à América Latina em de maio.

    Justin Bieber
    Justin Bieber durante show em Las Vegas – 22/05/2016 / Foto: Mario Anzuoni/Reuters

    No México, será no dia 22 de maio, em Monterrey; em 23 de maio, em Zapopán, e em 25 e 26 de maio, na Cidade do México.

    Depois, Justin irá para o Rock in Rio, no dia 4 de setembro.

    No dia 7 de setembro, ele estará em Ñuñoa, Chile, e encerrará sua turnê pela América Latina no dia 10 desse mês, em La Plata, Argentina.

    Metallica: The 2022 Tour

    A banda de trash metal Metallica fará vários shows na América Latina em 2022.

    Ela visitará Santiago do Chile em 27 de abril; em seguida, irá para Buenos Aires, no dia 30 desse mês.

    Um pouco depois, no Brasil, estarão em Porto Alegre, no dia 5 de maio; Curitiba, em 7 de maio; São Paulo em 10 de maio, finalizando em Belo Horizonte. em 12 de maio.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original

    Mais Recentes da CNN