Estoque de oxigênio do submarino desaparecido pode acabar às 16h desta sexta

Submarino tem oxigênio suficiente para ficar submerso por 72 horas

Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O submarino indonésio desaparecido na madrugada de quarta-feira (21) [tarde de terça-feira (20), no Brasil], com 53 tripulantes a bordo, tem autonomia total de fornecer 72 horas de oxigênio. Segundo contas das autoridades locais, os tripulantes podem ficar sem ar na cabine nas próximas horas – previsão é de que o oxigênio dure até as 16 horas desta sexta-feira (23).

“O submarino perdeu o contato a partir das 3h de quarta-feira (21) [hora local, 16h de terça-feira (20) em Brasília]”, disse o almirante Julius Widjojono, porta-voz da Marinha Indonésia. “A capacidade de oxigênio pode durar 72 horas ou três dias em caso de queda de energia”, completou Yudo Margono, comandante da Marinha local, prevendo o fim do fornecimento de oxigênio às 3 horas de sábado (24), 16 horas de sexta-feira (23), no Brasil.

Durante as buscas, a marinha da Indonésia detectou objeto não identificado no local de desaparecimento do veículo.

O general Achmad Riad, chefe da unidade central de informações do Exército, informou nesta sexta-feira que o item apresentava “forte ressonância magnética” a uma profundidade de 50 a 100 metros.

A expectativa dos militares é que o objeto possa indicar pistas sobre a localização do veículo.

Autoridades do país acreditam que o submarino pode estar a 700 metros de profundidade ao norte de Bali. As forças navais de Indonésia, Austrália e Cingapura continuam a realizar as buscas na área, que, apesar de conhecerem, possui um fundo do mar extremamente profundo no arquipélago de Bali. 

Segundo o Capitão de Fragata Eduardo Tavares, Força de Submarinos da Marinha, nesta situações, a tripulação deve manter a calma para diminuir a produção de gás carbônico no ambiente. “Imagino que eles estão procurando manter a calma para manter o estoque de oxigênio. Quando se fica nervoso ou exerce atividades de maneira acelerada, aumenta a velocidade de produção de gás carbônico, por conta disso deve estar economizando ar.”

 

 

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Indonésia encontrou objeto metálico que pode ser de submarino desaparecido
Autoridades da Indonésia encontraram objeto metálico entre 50m e 100m de profundidade que pode ser de submarino desaparecido
Foto: Reuters

Mais Recentes da CNN