Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA continuarão apoiando militarmente Israel e sua ação em Gaza, diz porta-voz

    Porta-voz ressaltou que liderança do Hamas continua "à solta dentro de Gaza"

    Tanques israelenses perto da fronteira com Gaza
    Tanques israelenses perto da fronteira com Gaza 3/1/2024 REUTERS/Violeta Santos Moura

    Jennifer Hanslerda CNN

    Os Estados Unidos continuarão apoiando Israel com assistência militar, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, nesta segunda-feira (4), apesar da recusa do governo israelense em abrir mais passagens para ajuda humanitária chegar na Faixa de Gaza.

    “Continuamos apoiando a campanha de Israel para garantir que os ataques de 7 de outubro não se repitam. Fornecemos assistência militar a Israel, porque é consistente com esse objetivo”, ressaltou Miller.

    Ele também destacou que “a liderança do Hamas que planejou e conspirou em 7 de outubro continua à solta dentro de Gaza” e “continua representando uma ameaça para civis inocentes dentro de Israel”.

    “Apoiamos a campanha militar legítima de Israel, consistente com o direito humanitário internacional e é por isso que continuamos a apoiá-los militarmente”, acrescentou.

    O governo de Joe Biden tem enfrentado críticas pelo seu apoio militar contínuo ao governo israelense após acusações de abusos dos direitos humanos e por sugerir consistentemente que não usaria essa assistência como alavanca para pressionar o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

    Miller ressaltou ainda nesta segunda que há mais que o governo israelense “pode fazer e mais que deveria fazer” para enfrentar a crise humanitária no território palestino.