EUA reposicionaram militares no Oriente Médio semanas antes dos ataques
Objetivo da movimentação foi antecipar a possíveis represálias do Irã

As forças armadas dos Estados Unidos começaram a retirar e a reposicionar certos militares e equipamentos de vários locais no Oriente Médio nas semanas que antecederam a aprovação formal dos ataques ao Irã pelo presidente Donald Trump. A informação foi confirmada por fontes familiarizadas com a operação à CNN.
Em antecipação a possíveis represálias por eventuais ataques, o Comando Central dos Estados Unidos começou a implementar seus planos de "continuidade de operações" para deslocar algumas forças, aeronaves e navios da Marinha na região, afastando-os da zona de perigo, disseram fontes.
O Departamento de Defesa realiza rotineiramente exercícios de continuidade para planejar a capacidade de manter as operações em meio a possíveis ameaças de forças inimigas e desastres naturais.
Um reposicionamento semelhante de algumas forças ocorreu durante a chamada Guerra dos Doze Dias, no ano passado, entre Israel e Irã, e os subsequentes ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas. Essas operações anteriores proporcionaram aos militares dos EUA importantes lições sobre como conduzir operações ofensivas enquanto muitas forças de apoio operavam remotamente, em vez de dentro do alcance de ataque das forças iranianas, disseram fontes.
Registros públicos de voos sugerem que a redução de tropas continuou mesmo após o início dos ataques na madrugada de sábado, com pelo menos um jato de transporte de tropas da Marinha dos EUA visto no radar partindo do Bahrein rumo à Europa em meio aos primeiros relatos de explosões em Teerã.
Entenda
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou os ataques do país com Israel contra o Irã neste sábado (28). Trump descreveu a campanha militar como "massiva e contínua", acrescentando que vidas americanas podem ser perdidas como resultado.
Trump afirma que o objetivo da ofensiva é "defender o povo americano" do que chamou de "ameaças do governo iraniano". Em um vídeo publicado na rede social Truth Social, o presidente dos EUA disse que irá destruir os mísseis do Irã e garantir que o país do Oriente Médio não terá armas nucleares.
Um oficial israelense afirmou que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi alvo do ataque conjunto dos Estados Unidos e de Israel ao país iraniano neste sábado. A informação também foi confirmada à CNN por duas fontes próximas à operação militar.
Como resposta, o Irã atacou bases americanas nos Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait e Arábia Saudita. Outros países atingidos até o momento são Jordânia e Iraque. Segundo a equipe da CNN, é um ataque sem precedentes no Oriente Médio.
Uma pessoa morreu após ser atingida por destroços em uma área residencial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.


