Ex-vice-primeiro-ministro australiano passa mal após tomar bebida de kava
Michael McCormack visitava a ilha de Pohnpei, na Micronésia, onde tomou a bebida local feita a partir da planta kava-kava


Um passeio pela região do Pacífico teve uma reviravolta para um político australiano depois que ele tomou um copo de uma bebida tradicional da região de uma só vez.
O ex-vice-primeiro-ministro Michael McCormack visitava a ilha de Pohnpei, nos Estados Federados da Micronésia, para celebrar 35 anos de relações bilaterais em uma viagem pelo Pacífico junto a uma delegação, quando lhe ofereceram sakau – um tipo de kava da Micronésia – como bebida cerimonial.
Kava é uma bebida não alcoólica tradicional feita a partir da planta kava-kava, que estimula o relaxamento.
“Em uma tentativa de mostrar meu respeito às tradições locais, bebi toda a tigela de sakau”, tuitou McCormack na quinta-feira.
Em algumas partes do Pacífico, uma tigela de kava é normalmente consumida de uma só vez. Mas McCormack logo percebeu que a potente kava de Pohnpei, especificamente, era completamente diferente.
https://twitter.com/M_McCormackMP/status/1603297210904760320?s=20&t=CkdBQBj2hyQfQrPxOISgeA
Em um vídeo da cerimônia divulgado pela mídia local, o parlamentar é visto sentado, com a cabeça entre as mãos e sendo abanado, depois de vomitar em um saco de lixo preto.
Ele foi então tratado no hospital por desidratação, de acordo com a afiliada da CNN, 7News.
McCormack disse ao Guardian que ficou “vesgo” depois de beber e dormiu por 14 horas após sua visita ao hospital.
“Não dormi assim em toda a minha carreira parlamentar. Acho que não durmo assim desde a adolescência”, disse ele à emissora na sexta-feira.
McCormack acrescentou em seu tweet que estava se sentindo muito melhor agora e viu a viagem como uma “grande chance de se conectar com nossa família do Pacífico”.
A CNN entrou em contato com McCormack para mais comentários.
De acordo com a tradição da ilha, o sakau foi presenteado pelos deuses e é historicamente consumido apenas pela classe alta e pelos homens. Agora, está mais disponível, mas ainda é feito batendo a raiz em uma pedra especial e misturando-a com água e seiva de hibisco, antes de servi-la dentro da casca de um coco.