Explosão em mesquita deixa pelo menos 5 mortos e 20 feridos em Cabul

Testemunhas que estavam no local temem que o número de vítimas fatais seja muito maior

Ao menos 5 morrem e 20 ficam feridos após explosão em mesquita de Cabul, no Afeganistão
Ao menos 5 morrem e 20 ficam feridos após explosão em mesquita de Cabul, no Afeganistão Wakil kohsar/AFP/Getty Images

Ehsan Popalzaida CNN

Ouvir notícia

Pelo menos cinco pessoas morreram e 20 ficaram feridas após explosão em uma mesquita na capital afegã, Cabul, nesta sexta-feira (29). O ataque aconteceu após as tradicionais orações de sexta-feira, disse o porta-voz talibã do chefe de polícia, Khalid Zadran. Testemunhas oculares disseram temer que muitos mais tenham morrido.

A explosão ocorreu na área de Serahi Alauddin da cidade, informou o canal privado afegão TOLO News citando uma testemunha ocular.

A Emergency, uma organização não governamental que oferece tratamento médico e cirúrgico gratuito a civis afegãos, disse em um tweet que 20 feridos foram tratados em seu hospital após a explosão.

Uma série de explosões mortais, principalmente contra a comunidade xiita Hazara, abalou várias cidades afegãs nas últimas duas semanas.

Na semana passada, 33 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma explosão em uma mesquita na província de Kunduz, no Afeganistão, durante as orações de sexta-feira (22), de acordo com o porta-voz do Taleban Zabiullah Mujahid.

Essa explosão seguiu-se a outros ataques nos dias anteriores – um na cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, e outro em Kunduz, juntamente com várias explosões no início da semana em uma escola e centro educacional no oeste de Cabul.

A maioria dos ataques recentes foi reivindicada pelo grupo afiliado do ISIS e pelo rival do Taleban ISIS-Khorsan (ISIS-K). A explosão de sexta-feira passada ainda não foi reivindicada por nenhum grupo.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN