Famílias de reféns vivem angústia para saber quem será libertado pelo Hamas

Acordo prevê a liberação de 50 mulheres e crianças

Manveena Suri, da CNN
Compartilhar matéria

Famílias de reféns mantidos pelo Hamas vão enfrentar o que classificam com uma "semana terrível" antes de saber se seus parentes estarão entre as pessoas libertadas, depois que Israel e o Hamas chegaram a um acordo nesta quarta-feira (22).

"Não sabemos se o meu primo vai estar entre os libertados", disse Maya Roman, prima de uma refém.

"Ao que parece, teremos que esperar e ver todos os dias quem será liberado no dia seguinte e isso será extremamente difícil", disse Roman, que ressaltou ainda que o clima é tenso entre as famílias.

Apesar disso, Roman disse estar "orgulhosa" de seu governo e afirmou: "Eu acho que este é um bom acordo."

"Isso é o que queríamos para nossos entes queridos. Como Israel continua dizendo, o que é importante para nós é a vida e estamos dispostos a trocar mais pessoas e recuperar nosso povo em troca do cessar-fogo, porque a única coisa que é importante para nós aqui é recuperar os reféns", disse ela.

"Eu e minha família mantivemos a fé durante todo esse tempo, que nosso governo realmente estava colocando os reféns no topo da lista de prioridades."

Sobre o acordo

Israel e o Hamas concordaram com uma pausa humanitária de quatro dias para permitir a liberação de pelo menos 50 reféns - mulheres e crianças - mantidos em Gaza. O acordo também envolverá a libertação de 150 palestinos, incluindo mulheres e crianças, mantidos em prisões israelenses.

Internacional