Fauci diz que EUA se preparam para enfrentar Ômicron, mas é "cedo" para lockdown

Autoridades de saúde dos Estados Unidos falarão novamente neste domingo com seus colegas sul-africanos sobre a variante

Heather Timmons, Christopher Gallagher e Susan Heavey, da Reuters
Compartilhar matéria

Os norte-americanos devem estar preparados para lutar contra a propagação da nova variante de Covid-19, a Ômicron, mas é muito cedo para dizer quais ações são necessárias, incluindo possíveis lockdowns, disse neste domingo (28) Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas do país.

Os Estados Unidos devem fazer "tudo e qualquer coisa" em meio aos prováveis ​​casos da variante, mas é "muito cedo para dizer" se novos lockdowns serão necessários, disse Fauci à ABC News.

"Você quer estar preparado para fazer tudo e qualquer coisa", acrescentou. A variante Ômicron, descoberta pela primeira vez na África do Sul e anunciada nos últimos dias, tem sido detectada em um número crescente de países.

Fauci, em entrevista à NBC News no sábado (27), havia dito que era possível que ela já estivesse nos Estados Unidos, embora nenhum caso oficial tenha sido confirmado.

Autoridades de saúde dos Estados Unidos falarão novamente com seus colegas sul-africanos sobre a variante neste domingo, afirmou Fauci ao programa "This Week" da ABC News em uma outra entrevista.