Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fiéis prestam homenagem ao papa emérito Bento XVI em velório no Vaticano

    Primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, estava entre os enlutados prestando homenagens na manhã desta segunda (2)

    Reuters

    Um fluxo constante de pessoas lota a Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta segunda-feira (2), para prestar suas homenagens ao papa emérito Bento XVI, cujo corpo é velado em frente ao altar-mor até seu funeral – cuja cerimônia está marcada para o final da semana.

    Bento XVI morreu no último sábado (31), aos 95 anos, no isolado mosteiro do Vaticano onde vivia desde sua renúncia em 2013.

    Seu corpo, vestido com paramentos litúrgicos vermelhos e dourados, foi colocado em um estrado simples, com dois guardas suíços de pé de cada lado enquanto os fiéis passam.

    A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, estava entre os enlutados prestando homenagens na manhã desta segunda (2).

    Ele será velado até quarta-feira. Seu funeral será realizado na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro em cerimônia que será presidida pelo Papa Francisco.

    Fiéis formam fila na Basílica de São Pedro para prestar homenagem ao papa emérito Bento XVI.
    Fiéis formam fila na Basílica de São Pedro para prestar homenagem ao papa emérito Bento XVI. / Reuters

    O Vaticano disse que será uma cerimônia simples, solene e sóbria, de acordo com seus desejos.

    Não havia sinais das grandes multidões que vieram prestar homenagem ao predecessor de Bento XVI, o papa João Paulo II, após sua morte em 2005.

    Durante seu papado de oito anos, Bento XVI, um alemão metódico, tímido e muito reservado, teve dificuldade em ocupar o lugar do carismático João Paulo, convidando a constantes comparações na mídia e entre os fiéis dos 1,3 bilhão de membros da Igreja Católica.