Força Aérea dos EUA conclui que tripulação agiu certo em decolar do aeroporto de Cabul

Decisão ocorre apesar de restos humanos terem sido encontrados em avião que pousou no Catar durante evacuação das forças americanas em 2021

Afegãos tentaram invadir aeroporto de Cabul durante retirada das tropas americaas
Afegãos tentaram invadir aeroporto de Cabul durante retirada das tropas americaas Stringer/Reuters (16.ago.2021)

Barbara StarrChandelis Dusterda CNN

Ouvir notícia

A Força Aérea dos EUA concluiu que uma tripulação de aeronaves C-17 operando fora do aeroporto de Cabul no Afeganistão durante a caótica evacuação das forças americanas agiu adequadamente ao sair do aeroporto, embora restos humanos tenham sido descobertos no poço da roda quando o avião pousou no Catar.

A revisão constatou que, dadas as circunstâncias no Aeroporto Internacional Hamid Karzai em 16 de agosto de 2021, onde os pilotos estavam tentando operar em meio ao caos, a tripulação agiu adequadamente, disse a Força Aérea dos EUA em comunicado divulgado na segunda-feira (13).

Eles também disseram que a tripulação usou o bom senso “em sua decisão de decolar o mais rápido possível quando confrontado com uma situação de segurança sem precedentes e em rápida deterioração”.

A CNN informou anteriormente que o Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea dos EUA abriu uma investigação e que a tripulação tomou a decisão de decolar devido à deterioração da situação de segurança no aeroporto depois que centenas de afegãos invadiram o perímetro e cercaram o C-17.

“A capacidade de pilotagem e o raciocínio rápido da tripulação garantiram a segurança da tripulação e de suas aeronaves. Depois de buscar atendimento e serviços adequados para ajudar a lidar com qualquer trauma dessa experiência sem precedentes, a tripulação retornou ao status de voo”, disse a Força Aérea dos EUA na segunda-feira.

Milhares de afegãos estavam desesperados para deixar o país diante da tomada do Talibã depois que o grupo assumiu o controle de Cabul um dia antes. Civis correram para a pista do aeroporto e o vídeo da época mostrava civis agarrados a aviões de transporte militar enquanto eles decolavam.

O governo Biden está sob intenso escrutínio sobre o tratamento da retirada das forças americanas do Afeganistão e questões permanecem sobre por que os esforços de evacuação não foram iniciados antes do Talibã ganhar mais território em todo o país. O presidente Joe Biden defendeu sua decisão de retirar as forças americanas do país e chamou a retirada de “sucesso extraordinário”.

Oren Liebermann, da CNN, contribuiu para este relatório.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN