Força internacional estará em Gaza "muito em breve", diz Trump

Texto proposto pelos EUA autorizaria"usar todas as medidas necessárias" para cumprir seu mandato

Da Reuters
Fumaça sobe em Khan Younis no sul da Faixa de Gaza
Fumaça sobe em Khan Younis no sul da Faixa de Gaza  • 30/10/2025 REUTERS/Ramadan Abed
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (6) que a Força Internacional de Estabilização para Gaza estará em solo palestino "muito em breve".

Estava previsto que os EUA compartilhassem um projeto de resolução sobre o plano de paz para Gaza com os 10 integrantes eleitos do Conselho de Segurança da ONU ainda na quarta-feira (5), informou uma autoridade americana.

Os Estados Unidos elaboraram uma resolução que aprovaria um mandato de dois anos para um órgão de governança transitória em Gaza e uma força internacional de estabilização no enclave palestino, de acordo com o texto visto pela Reuters.

Não ficou imediatamente claro se alguma alteração foi feita no projeto que será compartilhado. Uma resolução precisa de pelo menos nove votos a favor e nenhum veto da Rússia, China, Estados Unidos, Reino Unido ou França para ser aprovada no órgão da ONU.

O texto de duas páginas, visto pela Reuters, autorizaria uma administração de transição do Conselho de Paz a estabelecer uma Força Internacional de Estabilização temporária em Gaza, que poderia "usar todas as medidas necessárias" para cumprir seu mandato.