Fumaça tóxica causada por poluição cobre Nova Délhi

Qualidade do ar na capital indiana atinge categoria severa

Daniel Lim, da Reuters
Compartilhar matéria

Uma densa camada de fumaça tóxica cobriu Nova Délhi, capital da Índia, neste sábado (27), elevando o índice de qualidade do ar da cidade a níveis alarmantes, com leituras atingindo as categorias "muito ruim" e "severa" em diversas áreas.

A qualidade do ar em Nova Délhi está na categoria severa, com um IQA (Índice de Qualidade do Ar) de 365, segundo a SAFAR, uma agência governamental de previsão do tempo.

O CPCB (Conselho Central de Controle da Poluição da Índia) considera um IQA de 0 a 50 como bom. Os níveis entre 201 e 400 entram na categoria “Muito Ruim a Ruim”.

A cidade está envolta em uma densa névoa tóxica, reduzindo a visibilidade e fazendo com que o trânsito se arraste a passos de tartaruga.

A capital indiana e seus arredores costumam ficar cobertos pela névoa tóxica durante o inverno, pois o ar frio e denso retém as emissões de veículos, obras e queimadas, elevando os níveis de poluição a alguns dos mais altos do mundo.