Fumio Kishida vence eleição para liderança do Partido deve se tornar primeiro-ministro do Japão

Kishida recebeu um total de 257 votos - de 249 parlamentares e oito membros comuns - para derrotar o ministro das vacinas Kono, que obteve um total de 170 votos no segundo turno

Junko Ogura, da CNN
Kishida foi ministro das Relações Exteriores do país de 2012 a 2017  • Carl Court/GettyImages
Compartilhar matéria

O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida venceu a eleição para liderar o Partido Liberal Democrático (LDP) japonês, o que praticamente assegura que ele sucederá o primeiro-ministro Yoshihide Suga no cargo em poucos dias.

Kishida recebeu um total de 257 votos - de 249 parlamentares e oito membros comuns - para derrotar o ministro das vacinas Kono, que obteve um total de 170 votos no segundo turno.

No início deste mês, o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga confirmou que não concorreria à eleição de liderança de seu partido, efetivamente cedendo o cargo de primeiro-ministro e abrindo a disputa para outros candidatos após um mandato turbulento de menos de um ano.

Nenhum dos quatro candidatos à liderança - Kishida, Kono, a ministra de assuntos internos Sanae Takaichi e a membra da Câmara dos Representantes Seiko Noda - recebeu a maioria na votação inicial.

Kishida foi ministro das Relações Exteriores do país de 2012 a 2017, sob o comando do primeiro-ministro do Japão por mais tempo, Shinzo Abe.

Agora, é amplamente esperado que ele se torne primeiro-ministro, devido à forte maioria do LDP na câmara baixa. Uma eleição geral está programada para ocorrer ainda este ano.

*Com informações da Reuters
(Texto traduzido. Leia o original aqui)