Governo Maduro e oposição da Venezuela entram em acordo, anuncia Noruega

Ambos os lados concordaram em estabelecer mecanismos para restaurar e obter recursos para as necessidades do povo venezuelano com foco nos efeitos da pandemia de Covid-19

Chefe da delegação do Governo venezuelano, Jorge Rodríguez, mostra documento
Chefe da delegação do Governo venezuelano, Jorge Rodríguez, mostra documento Pedro Pardo / Getty Images / CNN

Gerardo Lemosda CNN

Ouvir notícia

Nesta segunda-feira (6), o Ministério das Relações Exteriores da Noruega anunciou por meio de sua conta verificada no Twitter que o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a oposição chegaram a dois acordos intitulados Acordo para a Ratificação e Defesa da Soberania da Venezuela e Acordo Parcial para a Proteção Social do Povo Venezuelano.

O governo norueguês acrescentou que ambas partes – oposição e governo – concordaram em estabelecer mecanismos para restaurar e obter recursos para as necessidades do povo venezuelano com foco nos efeitos da pandemia de Covid-19. A Noruega tem feito a intermediação destes acordos.

O governo norueguês disse também que foi acordado o primeiro ponto de discussão para a próxima reunião, que se concentrará no Respeito pelo Estado Constitucional de Direito, em particular no sistema de Justiça e no respeito ao marco institucional estabelecido na Constituição da Venezuela.

O comunicado termina informando que ambas as partes continuarão a discussão sobre a economia do país e as medidas de proteção social, mas não especifica quando será a nova data para as negociações.

(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em espanhol, clique aqui)

Mais Recentes da CNN