Hamas deve libertar apenas 4 corpos de reféns israelenses que foram mortos

Libertação acontecerá ainda nesta segunda-feira; Israel diz que a entrega dos quatro corpos é um "fracasso no cumprimento de compromissos"

Ivana Kottasová e Eugenia Yosef, da CNN
Compartilhar matéria

O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas informou que apenas quatro corpos de reféns mortos serão libertados nesta segunda-feira (13). As forças armadas do grupo radical Hamas confirmaram que entregarão os corpos ainda hoje.

As famílias dos reféns "ficaram chocadas e consternadas" com a notícia, segundo comunicado do fórum.

"Isso representa uma violação flagrante do acordo pelo Hamas. Esperamos que o governo israelense e os mediadores tomem medidas imediatas para corrigir esta grave injustiça", disseram.

Os corpos de 28 pessoas — 27 das quais foram sequestradas e levadas para Gaza durante os ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 — ainda estão mantidos no enclave.

Sob o plano de cessar-fogo, o Hamas concordou em liberar todos os corpos. No entanto, a CNN informou anteriormente que Israel acredita que o Hamas pode não conseguir encontrar e devolver todos os reféns mortos restantes em Gaza.

De acordo com o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz,  o anúncio do grupo militante palestino Hamas de entregar quatro corpos de reféns israelenses é um "fracasso no cumprimento de compromissos".

"Qualquer atraso ou evasão deliberada será considerado uma violação grave do acordo e será respondido de acordo", disse Katz em uma publicação no X.

*Com informações da agência de notícias Reuters