Holanda não permitirá mais adoções internacionais

Procedimentos já iniciados terão continuidade por enquanto

Da Reuters
Muitos adultos descobriram que seus documentos de nascimento tinham sido falsificados ou perdidos, ou que a adoção tinha sido ilegal  • Pixabay
Compartilhar matéria

A Holanda não permitirá mais que seus cidadãos adotem crianças de outros países, segundo um ministro do governo holandês nesta terça-feira (21).

O ministro da Proteção Jurídica, Franc Weerwind, acrescentou que os procedimentos de adoção internacionais já iniciados continuarão por enquanto.

Os holandeses adotaram cerca de 40 mil crianças de 80 países nos últimos 50 anos. Entretanto, a prática diminuiu recentemente, com 145 crianças adotadas em 2019.

Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o número caiu para 70, de acordo com os números mais recentes do Instituto Holandês da Juventude.

Entre fevereiro de 2021 e novembro de 2022, o governo holandês havia implementado congelamento de quase dois anos nas adoções internacionais.

As políticas de adoção holandesas foram alvo de investigação depois de um número grande de adultos adotados terem começado a investigar suas origens e descobrirem que os seus documentos de nascimento tinham sido falsificados ou perdidos, ou que a adoção tinha sido ilegal.